Saúde Só o que faltava
Motorista pode ser pego no teste do bafômetro mesmo sem beber?
Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revelou que algumas marcas populares de pão de forma contêm teor alcoólico significativo que podem aparecer na testagem.
11/07/2024 13h31
Por: Marcelo Dargelio

Um novo estudo realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revelou que algumas marcas populares de pão de forma contêm teor alcoólico significativo. Essa descoberta levanta preocupações sobre a possibilidade de um motorista ser pego no teste do bafômetro após consumir pão. 

O estudo identificou várias marcas com alto teor alcoólico acentuado em seus produtos. Algumas marcas conhecidas, como Pullman, Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, entre outras foram utilizadas no levantamento e apontaram alta taxa alcoólica. Três dessas marcas têm níveis tão elevados de álcool que poderiam resultar em um flagrante por embriaguez durante o teste do bafômetro.

Por Que o Pão de Forma Contém Álcool?

O álcool é produzido durante a fermentação da massa de pão. Algumas empresas usam antimofos para conservar o pão, e esses antimofos contêm álcool. Cerca de 10% da produção de pães no Brasil é perdida devido ao mofo, levando as empresas a usar conservantes com álcool.

Continua após a publicidade

O estudo mostrou ainda que motoristas podem ultrapassar o limite permitido no teste do bafômetro após comer duas fatias de pão de algumas marcas. Crianças e gestantes também podem estar consumindo álcool sem saber.

Sempre é bom lembrar que a legislação brasileira considera infração gravíssima quando o resultado do teste fica entre 0,05 mg/l e 0,33 mg/l, e acima disso, é considerado crime de trânsito. Portanto, é importante estar ciente dessas informações ao consumir o pão de forma.

A análise aponta ainda que se os produtos Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, Wickbold Sem Glúten, Wickbold Leve, Panco, Seven Boys e Wickbold fossem medicamentos fitoterápicos, estariam sujeitos a advertência alcoólica, caso houvesse uma legislação similar a categoria. Os níveis ultrapassam a dose de álcool permitida para crianças.

Continua após a publicidade

Quantidade de Álcool Encontrada:
A quantidade de álcool varia por marca. Por exemplo:
Bauducco: 1,17 mg/l
Visconti: 3,37 mg/l
Pulmann: 0,05 mg/l

O que dizem as empresas

Wickbold e Seven Boys

O Grupo Wickbold, que detém a marca de mesmo nome e a Seven Boys, reforça que todas as receitas de produtos, assim como todas as áreas da empresa, seguem protocolos de segurança e qualidade, com o mais alto teor de controle, bem como cumpre toda a legislação vigente, dentro dos parâmetros impostos pelas normas estabelecidas. Como a fabricante não foi notificada sobre o referido estudo e a metodologia utilizada, não é possível qualquer manifestação sobre ele. Contudo, após ter acesso ao mesmo e a metodologia empregada, poderá prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários, confirmando o legado de ética, transparência e respeito às pessoas que mantém há 86 anos.

Bauducco e Visconti

A Pandurata Alimentos, responsável pela fabricação dos produtos Bauducco e Visconti, esclarece que adota rigorosos padrões de segurança alimentar em todo seu processo produtivo e na cadeia de fornecimento. A empresa possui a certificação BRCGS (British Retail Consortium Global Standard), reconhecida como referência global em boas práticas na indústria alimentícia, e segue toda a legislação e regulamentações vigentes.

Priorizando a qualidade de seus produtos, a Pandurata respeita as Normas de Boas Práticas de Fabricação e destaca que seus cuidados começam com uma criteriosa seleção de fornecedores se estendendo por todas as etapas de produção.