Um novo estudo realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revelou que algumas marcas populares de pão de forma contêm teor alcoólico significativo. Essa descoberta levanta preocupações sobre a possibilidade de um motorista ser pego no teste do bafômetro após consumir pão.
O estudo identificou várias marcas com alto teor alcoólico acentuado em seus produtos. Algumas marcas conhecidas, como Pullman, Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, entre outras foram utilizadas no levantamento e apontaram alta taxa alcoólica. Três dessas marcas têm níveis tão elevados de álcool que poderiam resultar em um flagrante por embriaguez durante o teste do bafômetro.
Por Que o Pão de Forma Contém Álcool?
O álcool é produzido durante a fermentação da massa de pão. Algumas empresas usam antimofos para conservar o pão, e esses antimofos contêm álcool. Cerca de 10% da produção de pães no Brasil é perdida devido ao mofo, levando as empresas a usar conservantes com álcool.
O estudo mostrou ainda que motoristas podem ultrapassar o limite permitido no teste do bafômetro após comer duas fatias de pão de algumas marcas. Crianças e gestantes também podem estar consumindo álcool sem saber.
Sempre é bom lembrar que a legislação brasileira considera infração gravíssima quando o resultado do teste fica entre 0,05 mg/l e 0,33 mg/l, e acima disso, é considerado crime de trânsito. Portanto, é importante estar ciente dessas informações ao consumir o pão de forma.
A análise aponta ainda que se os produtos Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, Wickbold Sem Glúten, Wickbold Leve, Panco, Seven Boys e Wickbold fossem medicamentos fitoterápicos, estariam sujeitos a advertência alcoólica, caso houvesse uma legislação similar a categoria. Os níveis ultrapassam a dose de álcool permitida para crianças.
Quantidade de Álcool Encontrada:
A quantidade de álcool varia por marca. Por exemplo:
Bauducco: 1,17 mg/l
Visconti: 3,37 mg/l
Pulmann: 0,05 mg/l
O que dizem as empresas
Wickbold e Seven Boys
O Grupo Wickbold, que detém a marca de mesmo nome e a Seven Boys, reforça que todas as receitas de produtos, assim como todas as áreas da empresa, seguem protocolos de segurança e qualidade, com o mais alto teor de controle, bem como cumpre toda a legislação vigente, dentro dos parâmetros impostos pelas normas estabelecidas. Como a fabricante não foi notificada sobre o referido estudo e a metodologia utilizada, não é possível qualquer manifestação sobre ele. Contudo, após ter acesso ao mesmo e a metodologia empregada, poderá prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários, confirmando o legado de ética, transparência e respeito às pessoas que mantém há 86 anos.
Bauducco e Visconti
A Pandurata Alimentos, responsável pela fabricação dos produtos Bauducco e Visconti, esclarece que adota rigorosos padrões de segurança alimentar em todo seu processo produtivo e na cadeia de fornecimento. A empresa possui a certificação BRCGS (British Retail Consortium Global Standard), reconhecida como referência global em boas práticas na indústria alimentícia, e segue toda a legislação e regulamentações vigentes.
Priorizando a qualidade de seus produtos, a Pandurata respeita as Normas de Boas Práticas de Fabricação e destaca que seus cuidados começam com uma criteriosa seleção de fornecedores se estendendo por todas as etapas de produção.
Mín. ° Máx. °