Não faltou emoção no primeiro jogo do Esportivo em casa no retorno à elite do futebol gaúcho. Em confronto de sete gols, a equipe comandada por Carlos Moraes superou o Aimoré pelo placar de 4 a 3, e assumiu a vice-liderança do grupo B com quatro pontos somados em seis disputados. O jogo ocorreu na tarde deste domingo, dia 26, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, pela 2ª rodada do Gauchão.
O jogo:
Diante de um público de aproximadamente 1.500 pessoas, Esportivo e Aimoré protagonizaram um confronto dramático, com direito a três gols de pênalti, gol contra e expulsão. Na primeira etapa, o Esportivo teve o controle do jogo. Logo aos oito minutos de partida, Gustavo Sapeka recebeu livre na grande área e, no cruzamento à frente do gol, o zagueiro Wagner Freitas empurrou a bola para a própria meta, 1 a 0.
O Esportivo seguiu criando boas oportunidades para ampliar a vantagem. Juninho Tardelli arriscou de longe e finalizou na rede pelo lado de fora. O Aimoré respondeu em duas chances de Germano, ambas para fora. Aos 17 minutos, em contra-ataque, Gustavo Sapeka recebeu e fuzilou para o gol, a bola raspou no travessão e entrou para a comemoração do torcedor alviazul nas arquibancadas.
Entretanto, dez minutos depois, a vibração deu lugar ao silêncio no estádio. Em cruzamento para a área de Germano, Wagner, livre de marcação, arrematou para diminuir o placar da partida, 2 a 1. Apesar do gol, o Esportivo permaneceu com a posse de bola e com o controle das ações da partida.
Em mais uma trama ofensiva, Gustavo Sapeka apareceu livre na pequena área e finalizou na saída do goleiro, porém, o jogador do Aimoré, Márcio Goiano, utilizou o braço para impedir que a bola estufasse as redes, resultando em pênalti e expulsão do lateral da equipe do Índio Capilé. Na cobrança, Juninho Tardelli bateu com perfeição para anotar o terceiro gol do Esportivo.
Contudo, a vantagem de dois gols do Esportivo no placar foi mais uma vez desfeita pelos visitantes. Nos acréscimos, Mardley foi derrubado na área e a arbitragem assinalou pênalti a favor do Aimoré. Na cobrança, Wagner venceu o goleiro Renan para encostar no placar, 3 a 2.
Na etapa derradeira, apesar da desvantagem numérica dentro de campo, o Aimoré não se entregou na partida. No primeiro minuto do segundo tempo, Matheus Rodrigues finalizou na saída do goleiro Renan para empatar o jogo, 3 a 3. O Esportivo respondeu em seguida com Lucas Hulk, que finalizou no travessão.
Aos 10 minutos, em bola alçada na área, Lucas Hulk foi empurrado na área: pênalti para o Esportivo. Juninho Tardelli chamou mais uma vez a responsabilidade e finalizou bem para colocar o Esportivo novamente à frente do placar, 4 a 3.
O Aimoré tentou reagir na partida em busca do empate novamente, explorando as bolas aéreas, que foi o ponto fraco do alviazul na partida. Em uma das oportunidades, um dos cabeceios passou perigosamente à direita do gol defendido por Renan. O Esportivo soube administrar a vantagem na metade final da segunda etapa, e criou chances para ampliar.
Nos minutos finais, Gustavo Sapeka, livre de marcação, correu do círculo do meio de campo à área, mas finalizou para fora. Toni Júnior também teve a chance de anotar o quinto gol do alviazul, mas Luis Cetin fez boa defesa, espalmando para fora. Sem poder de reação dos visitantes, o Esportivo garantiu a vitória pelo placar de 4 a 3.
Próximos jogos:
Com o resultado, o Esportivo ocupa a 2ª colocação da chave B com quatro pontos, empatado com o Caxias na liderança do grupo, mas ficando atrás pelo saldo de gols. Agora a equipe de Carlos Moraes terá uma sequência de dois jogos longe de casa. O primeiro será diante do Brasil de Pelotas, na quarta-feira, dia 29, às 20h30, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas. Já no domingo, 02, o alviazul visita o Grêmio, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Ficha técnica:
Esportivo 4 x 3 Aimoré
Esportivo: Renan, Igor Bosel, Gullithi, Luis Eduardo (Édson Borges) e Rômulo; Robert (Caprini), Lucas Hulk, Washington e Juninho Tardelli (Toni Júnior); Gustavo Sapeka e Marcão - Técnico: Carlos Moraes
Aimoré: Luis Cetin, Bruno Ferreira, Pablo, Wagner Freitas e Márcio Goiano; Felipe Guedes, Mardley e Calbergue; Wagner, Germano e Matheus Rodrigues - Técnico: PC de Oliveira
Gols: Wagner Freitas (contra) 8' 1T (E), Gustavo Sapeka 17' 1T (E), Wagner 28' 1T (A), Juninho Tardelli (p) 37' 1T (E), Wagner 47' 1T (A), Matheus Rodrigues 1' 2T (A) e Juninho Tardelli (p) 10' 2T (E)
2ª rodada - Gauchão 2020
São Luiz 1 x 3 Juventude
Novo Hamburgo 0 x 1 Ypiranga
Internacional 3 x 1 Pelotas
Caxias 1 x 1 São José
Esportivo 4 x 3 Aimoré
Brasil de Pelotas 0 x 1 Grêmio
Mín. 16° Máx. 26°