Luiza Moreto do Nascimento tem 12 anos e já é referência no Jiu-Jitsu do Brasil. A atleta mirim ficou em primeiro lugar na categoria Infanto-juvenil A (12-13 anos) em São Paulo, onde se tornou campeã brasileira na categoria. O jiu-jítsu é um esporte de combate e uma arte marcial que foi desenvolvida no Japão. Trata-se de uma luta em que o atleta tenta controlar o adversário com golpes, até conseguir imobilizá-lo, usando técnicas de torção ou estrangulamento, que finalizam o combate.
Luiza Nascimento conta que o esporte surgiu na sua vida quando ainda era pequena e pela hiperatividade, os professores de sua escola, sugeriram uma atividade extracurricular para que ela pudesse ampliar seus conhecimentos. Por iniciativa da mãe Juliana Moreto, a jovem iniciou suas aulas e ainda não tinha planos de competir, “no começo eu não queria ir nas aulas, mas com o tempo, fui gostando e acabei ficando no esporte”, relata Luiza.
Atualmente, a jovem já acumula alguns títulos como, Campeã Mundial de Jiu-Jitsu CBJJE, AJP 2024 (Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro) e recentemente o título de Campeã Brasileira CBJJE, na categoria infanto-juvenil e sua faixa hoje é amarela com branca em 2º grau. Assim como o Jiu-Jitsu influenciou sua vida, a parceria com seu pai não seria diferente. Leonardo Nascimento acompanha integralmente a filha em viagens e campeonatos, além de cuidar da agenda e preparativos também. “O coração fica à mil vendo-a competir, mas é sempre bom ver ela feliz, ganhando ou perdendo existe ensinamento”, relata o pai orgulhoso.
Os sonhos de Luiza continuam a florescer e ela já decidiu se tornar professora de Educação Física quando crescer. “Tinha uma professora que realmente amava os alunos e era legal ver ela ensinando. Quero ser uma professora como ela”, revelou a adolescente.
O esporte trouxe um novo olhar para Luiza que, mesmo tão jovem, já possui tantas vitórias, além de amigos que faz pelo caminho. “Quero me tornar um exemplo para outras crianças”, conta a atleta. Luiza também conta com diversos apoiadores das suas lutas como CNA Bento, Hotel DallOnder, Sicoob Meridional, Codetech Tecnologia e CallTec Soluções. Além de contar com os profissionais Thais Gosteinski e Alexandro Rosa, da Life Centro de Saúde em Bento Gonçalves.
O futuro promissor de Luiza continua com o próximo Campeonato de Jiu-Jitsu da Federação FSJJRS (Federação Sport Jiu-Jitsu do Rio Grande do Sul), pela Copa Meridional, que será realizado em Bento no dia 20 de julho, no Ginásio Municipal de Esportes em Bento Gonçalves. E dia 21, a jovem bento-gonçalvense segue para Porto Alegre, onde vai lutar no Card Principal da Copa Mercosul.
Mín. 9° Máx. 27°