Policiais militares da Patrulha Ambiental (Patram) de Montenegro realizaram o resgate de uma jiboia dentro de uma empresa local nesta segunda-feira, 8 de julho. A serpente, encontrada em meio a cascas de acácia, foi descoberta pelos funcionários da empresa que prontamente acionaram a Brigada Militar para realizar o resgate.
A equipe da Patram foi recebida no local por um funcionário da empresa, que entregou a jiboia já capturada pelos trabalhadores. De acordo com os relatos, a serpente provavelmente chegou à empresa junto com uma carga de cascas de acácia vinda do estado de Minas Gerais, fornecedora de matéria-prima para a empresa de Montenegro.
Destino da Serpente
Por se tratar de uma espécie invasora na região, o Núcleo da Fauna Silvestre da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) orientou que a jiboia fosse encaminhada ao Criadouro Conservacionista Arca de Noé, localizado no município de Morro Reuter. No criadouro, a serpente receberá os cuidados adequados para sua espécie.
O resgate da jiboia destaca a importância da vigilância e ação rápida em casos envolvendo animais silvestres fora de seu habitat natural. A atuação eficiente dos funcionários da empresa e dos policiais da Patram garantiu a segurança tanto dos trabalhadores quanto da própria serpente, evitando possíveis incidentes.