Reconhecido mundialmente como um defensor e introdutor das modernas técnicas de peeling de fenol, o Dr. José Kacowicz compartilha com seus milhares de seguidores no Instagram as impressionantes transformações de seus pacientes. “O peeling de fenol é uma bênção, sendo a melhor opção para eliminar rugas profundas, marcas de expressão, manchas ou cicatrizes de acne, mas deve ser realizado por profissionais qualificados e responsáveis”, alerta Kacowicz. A afirmação é dada mesmo após a proibição da utilização do produto pela Anvisa.
Após a trágica morte de um homem de 27 anos após um peeling de fenol realizado por uma blogueira sem formação médica, o Dr. Kacowicz iniciou uma campanha para aumentar a conscientização sobre a importância de realizar o procedimento com especialistas capacitados. “O fenol é uma substância poderosa que pode transformar vidas e restaurar a autoestima, mas sua aplicação requer habilidade e monitoramento clínico rigoroso”, enfatiza o especialista, que já realizou mais de 10 mil procedimentos sem intercorrências importantes em sua carreira.
Kacowicz desenvolveu o "Método Kacowicz", um conjunto de protocolos específicos para a aplicação segura do peeling de fenol. “Em meus mais de 30 anos de prática, nunca tive uma complicação séria, graças ao cumprimento rigoroso desses protocolos”, afirma o médico. A campanha do Dr. José Kacowicz visa educar o público sobre a importância de procurar profissionais devidamente habilitados para a realização do peeling de fenol, garantindo assim a eficácia, reprodutividade e, principalmente, a segurança do tratamento.
O dr. Kacowicz responde sete perguntas sobre os benefícios e cuidados do peeling de fenol:
O que é o peeling de fenol?
É um tratamento que descama a pele utilizando fenol, uma substância também conhecida como hidroxi-benzeno. O objetivo é agir nas camadas degeneradas da pele até chegar à derme, removendo a memória da pele velha com rugas, marcas e manchas, e permitindo que novas células jovens surjam, renovando a pele de forma natural.
Para quem o peeling de fenol é indicado?
É indicado para pessoas com melasma, manchas escuras, cicatrizes de acne atróficas (que deixam "buracos" na pele), e para tratar rugas e marcas de expressão profundas.
Para quem ele é contraindicado?
Por ser um procedimento invasivo, é contraindicado para pacientes com insuficiência cardíaca, renal ou hepática. Pacientes com diabetes descompensado ou condições depressivas também necessitam de atenção redobrada. Todas essas questões são abordadas durante a avaliação prévia ao procedimento.
O procedimento é seguro?
Sim, quando realizado por profissionais habilitados e devidamente treinados, com formação adequada para este procedimento. É essencial investigar o histórico do paciente e solicitar todos os exames necessários. A quantidade de fenol utilizada é muito inferior à dose tóxica, tornando seu índice terapêutico excepcional. Isso é comparável ao uso da toxina botulínica, que é muito mais tóxica que o fenol, mas, quando usada corretamente, é um ativo inestimável na medicina.
Não, quando realizado por curiosos ou profissionais leigos e inabilitados. A segurança do procedimento depende de sua execução em um ambiente ambulatorial ou cirúrgico com monitoramento adequado. "Não há na literatura nenhum registro de morte em peeling de fenol realizado por um médico,” enfatiza Kacowicz, sublinhando a importância de seguir protocolos rigorosos e de realizar o procedimento sob supervisão médica adequada.
Quais cuidados o senhor toma?
Antes de tudo, avalio o estado da pele do paciente (rugas, manchas, cicatrizes, e procedimentos anteriores). Em seguida, peço exames para verificar a condição do coração, pulmões, rins, fígado, tireoide, pressão arterial, e possíveis comorbidades como diabetes, doenças degenerativas, etc. Apenas após essa avaliação, indico ou não o peeling de fenol, realizado em ambiente controlado e com monitoramento rigoroso do paciente, incluindo batimentos cardíacos, pressão arterial, hemodinâmica e oxigenação. Já realizei mais de 10 mil procedimentos sem nenhuma intercorrência. A segurança é prioridade absoluta.
Qual o diferencial da sua técnica e por que a apelidou de Reset Basal?
O "Reset Basal" é chamado assim porque faz um verdadeiro "reset" da camada basal degenerada, responsável pela renovação mensal da pele, que já nasce velha e degenerada. Além de recuperar o aspecto jovial, a pele não envelhece mais na mesma velocidade, pois o "relógio da pele" é resetado. Modifiquei a técnica clássica e treinei mais de 3 mil médicos para desenvolver um método eficaz e seguro. Minha participação em programas de televisão ajudou a popularizar o peeling de fenol no Brasil.
O senhor acha que pode haver uma queda na procura pelo procedimento?
Acredito que não. O peeling de fenol veio para ficar. O que é necessário é padronizar os procedimentos, aumentar a segurança e selecionar profissionais qualificados. Não se deve escolher o tratamento pelo preço, pois isso expõe muitos pacientes a riscos.