Nada está tão ruim que não possa piorar. Esse ditado serve muito bem para a situação atual do Clube Esportivo de Bento Gonçalves. Sem chances de classificação na Divisão de Acesso, o Alviazul chega na última rodada da competição com chances de cair para a Terceira Divisão. Além disso, pode piorar sua situação nesta terça-feira, 9 de julho, quando a equipe será julgada pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), sob a acusação de ter escalado um jogador irregularmente.
O Esportivo foi denunciado pela equipe do Cruzeiro, time que disputa com a equipe de Bento Gonçalves quem vai para a Terceirona em 2025. A acusação é de uma escalação irregular do atacante Victor Jesus, na partida contra o Gaúcho, na estreia da competição, no empate em 0 a 0 no Estádio Montanha dos Vinhedos, no dia 13 de abril. Segundo a denúncia, o atleta foi escalado na súmula como reserva e entrou na disputa aos 17 minutos do segundo tempo, substituindo Gustavo Sapeka.
A alegação do Cruzeiro é de que Victor Jesus deveria cumprir mais uma partida de punição por julgamento quando atuava pelo União Suzano Atlético Clube, seu clube anterior, conforme certidão emitida pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O Esportivo foi denunciado na sanção do artigo 214, §§1º e 2º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O artigo 214 afirma que "Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais)".
Caso seja condenado, o Esportivo perderá os três pontos da partida e cairá para a última colocação na zona de classificação com 9 nove pontos. Aí na última rodada da competição, terá que vencer o Gaúcho, em Passo Fundo, e torcer para que o Cruzeiro não vence seu jogo contra o Passo Fundo. Se tivesse vencido o Cruzeiro no confronto direto realizado no domingo, 6 de julho, em casa, mesmo com a perda dos pontos, o Alviazul estaria garantido na Divisão de Acesso. Caso a condenação aconteça, o Esportivo fechará 2024 com a campanha mais vexatória de sua história.
Mín. 9° Máx. 27°