Aos 81 anos, Salcedo Grass Lautert, natural de Santo Ângelo, tornou-se um exemplo de resiliência e determinação ao se formar em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). A cerimônia de formatura está marcada para o dia 23 de agosto, coroando uma trajetória de seis anos de estudos intensos, desafios pessoais e superação.
Quando começou a ensinar sobre células no curso de Medicina Veterinária em 2019, a professora Diane Lina já conhecia a história inspiradora de Lautert, que ingressou no curso após ser o primeiro colocado no vestibular. Motivado por um sonho antigo e incentivado pela esposa, Lautert dedicou-se aos estudos com uma tenacidade que impressionou colegas e professores.
Lautert, que se estabeleceu em Farroupilha há 36 anos, já havia se destacado como empreendedor em uma gráfica e fabricante de carimbos, além de ser funcionário concursado do Hospital São Carlos. Após a aposentadoria, sentiu a necessidade de buscar novos conhecimentos e encontrou na Medicina Veterinária um novo propósito.
Desafios e Determinação
A vida de Lautert não foi isenta de dificuldades. Ele enfrentou a perda de duas filhas e, mais recentemente, a morte repentina de sua esposa Nadir, que foi sua maior incentivadora. "Ela tinha 75 anos, estava bem e, de uma hora para a outra, partiu. Era minha maior incentivadora, foi quem descobriu o curso de R$ 49,90 na internet e que me fez passar em primeiro lugar. Eu encontrei na meditação a paz que precisava para concluir. Dizia para mim mesmo todos os dias que iria conseguir", relata Lautert.
Além do luto, Lautert superou os desafios impostos pela pandemia e duas cirurgias de catarata que afetaram sua visão. "Não enxergava nada, nem o portão de casa. Faziam para mim letras enormes nas provas, mas me dava bem porque precisava decorar os conteúdos, então me saía bem", explica.
A formatura será comemorada com uma grande festa organizada por seu filho, Jean Carlo Lautert, de 47 anos. "Ele estava obstinado a conseguir, era o sonho da vida dele e a gente sabia que ele não tinha realizado. Foi interrompido aos 50 anos, quando cursava Direito e nossa irmã faleceu com um derrame cerebral, aos 27. Minha mãe acompanhou todo o processo. Morreu faltando 10 dias para concluir o estágio e sabemos que ela acompanhou tudo e está muito orgulhosa", destaca Jean.
história de Salcedo Grass Lautert é um testemunho poderoso da força do espírito humano e da importância de nunca desistir dos próprios sonhos, independentemente da idade ou dos obstáculos. Sua jornada inspiradora continuará a motivar jovens e adultos a perseguirem seus objetivos com paixão e perseverança.
Mín. 13° Máx. 29°