Rio Grande do Sul Tristeza sem fim
Mais um integrante da Família Brino é encontrado pelos bombeiros
Seis pessoas da mesma família foram atingidas pelo deslizamento em Roca Sales. Duas seguem desaparecidas.
03/07/2024 11h29 Atualizada há 6 meses
Por: Marcelo Dargelio

O drama sem fim dos integrantes da Família Brino segue em função dos deslizamentos de terra que levaram seis familiares na cidade de Roca Sales. Nesta terça-feira, 2 de julho, foram encontrados partes do corpo de Janice Brino, de 49 anos, nas buscas do Corpo de Bombeiros. Com isso, quatro pessoas da família foram encontradas. O casal de idosos  Elírio Brino e Erica Brino, de 78 anos, seguem desaparecidos.

A dor da Família Brino é angustiante. A casa deles foi atingida por um deslizamento de terra no interior de Roca Sales. Foram levados junto com o imóvel os patriarcas da família, Elírio Brino e Erica Brino, de 78 anos, Dorly Brino, de 57 anos, Janice Brino, de 49, e as filhas do casal Gabriela Brino, de 9 anos, e Maria Eduarda Brino, de 20. Dorly, Gabriela e Maria Eduarda já tinham sido localizados e já foram sepultados.

Partes do corpo de Janice Brino foram localizados nesta terça-feira, 2. Ela foi identificada por meio de exames de DNA. Os bombeiros seguem na procura pelos corpos dos idosos Elírio e Erica. Um dos integrantes da família que sobreviveram foi o agricultor Nilvaldino Brino, de 59 anos, sobrinho de Elírio e Erica Brino.

Segundo o produtor rural, ele estava na granja dos tios no momento da tragédia. O trágico episódio aconteceu no dia 30 de abril, por volta das 15h30. Já chovia forte na ocasião e ele tinha ido ajudar os parentes a desobstruir uma tubulação que estava entupida por conta das chuvas. "Não deu cinco minutos. Eu cheguei em casa, guardei o trator e ai escutei um estouro. Parecia um avião caindo. Eu a minha mulher vimos a terra, a lama, descendo de (uma altura de) uns 40 metros, ou até mais. Aí gente saiu correndo", lembra Nivaldino, que precisou se mudar para a casa dos filhos, em Muçum, cidade que fica ao lado de Roca Sales.

Continua após a publicidade

Adriano Brino, que é filho, irmão, cunhado e tio das vítimas, explica que a situação é muito impactante, pois tudo o que havia na granja dos pais foi levado. "Pegou toda a granja da família e foi descendo tudo. Mais de 500 suínos morreram, o gado foi todo arrastado para o rio... Só restou um boi. Meu pai nasceu ali, antes era casa do meu avô, e nós nunca vimos nada parecido com isso", relatou Adriano.

Corpos do casal Érica e Elírio ainda estão desaparecidos. A neta, Gabriela, já foi sepultada

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade