O fim de uma era parece estar chegando. O castelo da gigante Americanas no Brasil começa a ruir após a divulgação do escândalo envolvendo fraudes bilionárias entre os acionistas da empresa. Em mais uma ação de mudança para se manter de pé a Americanas anunciou que está encerrando o funcionamento dos sites de compras Submarino e Shoptime, que chegaram a liderar as vendas de comércio eletrônico brasileiro nos anos 2000.
A iniciativa faz parte da nova estratégia digital da empresa, que tem a intenção de fazer de seu shopping virtual um ambiente de lojas oficiais de grandes marcas. Segundo a companhia, a decisão contemplou o alinhamento com a nova estratégia de negócios, que foca em uma operação mais ágil, rentável e eficiente. A marca Americanas, sob a qual o Shoptime e o Submarino serão integradas, carrega maior tráfego, volume de clientes, lojas e lojas virtuais. “A companhia ressalta que a integração acelera seu plano de transformação e foco, oferecendo novas possibilidades para clientes, parceiros, fornecedores, acionistas e investidores”, diz a varejista em nota.
A empresa reduziu substancialmente seu comércio eletrônico após a nova gestão da companhia adotar uma postura voltada para a rentabilidade. A visão, daqui para frente, é que a operação digital deva ficar em cerca 20% das vendas da companhia, ainda queimando um pouco de caixa nos próximos anos. No passado, o braço virtual chegou a representar até mais de 50% do negócio.
Em janeiro de 2023 a Americanas entrou com pedido de recuperação judicial em caráter de urgência, com uma divida de cerca de R$ 43 bilhões e 16,3 mil credores. Em novembro, a empresa alegou ser “vítima” de fraude de R$ 25 bilhões. As fraudes ainda estão sendo investigadas, com indícios de envolvimento de ex-diretores.