Equipamentos para a montagem da nova balsa que fará a passagem de veículos entre São Valentim do Sul e Bento Gonçalves começaram a chegar nesta terça-feira, 2 de julho. Os caminhões trazendo os equipamentos chegaram pelo lado de São Valentim do Sul. A previsão mais positiva é de que a passagem pelo Rio Taquari volte a acontecer somente no mês de agosto.
Os equipamentos para a montagem da nova balsa chegaram trazidos por caminhões e as partes terão que ser montadas. De acordo com o diretor do Daer, Luciano Faustino, a balsa começa a ser montada nesta semana. A estimativa inicial é de que após a montagem, a embarcação comece a funcionar no prazo de 30 a 40 dias.
Inicialmente, devem ser instalados três módulos, com capacidade para 10 veículos. Essas estruturas devem ser substituídas posteriormente por outra balsa maior. Esse prazo faz com que o tráfego de veículos no local inicie somente no mês de agosto.
A balsa anterior funcionou de janeiro até o dia 2 de maio, quando foi levada pelas águas do Rio Taquari e afundou ao bater na ponte da BR-386, em Lajeado. Não havia pessoas na embarcação, mas carros estavam sobre ela.
Recuperação da ERS-431
O diretor revelou que neste momento o objetivo principal é recuperar a ERS-431. Está sendo realizada a limpeza e a avaliação dos estragos em vários pontos da rodovia. Neste mesmo prazo de 30 a 40 dias, o Daer espera conseguir liberar o tráfego de veículos, com a utilização de apenas um lado da pista em alguns pontos, devido à destruição em grande proporção em alguns trechos.