No dia 26 de junho, a revista Prazeres da Mesa realizou em São Paulo a cerimônia de premiação do Melhores da Gastronomia 2024. Considerado o principal evento democrático da gastronomia brasileira, já que o voto é popular. Para elencar as categorias com os indicados, foram 277 especialistas, entre chefs e jornalistas, e após a lista divulgada foram 39.076 mil votos computados.
Logo no início da premiação houve homenagens aos chefs gaúchos que estiveram com projetos em prol das vítimas das enchentes que atingiram o Estado, foram citados: Ricardo Dornelles e Ícaro Conceição (SOS Cozinhas), Bernardo Irbargoyen e Aline Barilli (Produtores gaúchos Unidos), Marcos Livi e Rodrigo Bellora (Cozinha de Recomeços) e Marcelo Shambeck (Marmitas para bebês).
O chef Rodrigo Bellora recebeu destaque com a premiação de Melhor Restauranter do ano, à frente de seus negócios na Serra Gaúcha: Valle Rustico, Apino, Tubuna e Grimpa, além de chef consultor em outros negócios na região. Restauranter é o termo que define um chef que não somente é dono de negócios da gastronomia, mas que também entende profundamente de todos os processos que envolvem o restaurante. "É uma grande honra ser reconhecido, é reflexo de um trabalho árduo de todas as nossas equipes, do prestigio dos clientes, e é isso que nos faz seguir firmes com o nosso propósito de valorizar os produtores locais e conectar cada vez mais o que defino como Cozinha de Natureza", destaca Bellora.
O seu restaurante Valle Rustico também ficou entre os indicados de melhores restaurantes do Sul do país. Entre os premiados, Bellora também comemorou estar com uma receita publicada no livro vencedor "Culinária Brasileira, muito prazer", por Roberta Malta Saldanha.
Chef de cozinha, agricultor e pesquisador do ingrediente como protagonista dentro da sua gastronomia. Através dos seus restaurantes, o Valle Rustico (Vale dos Vinhedos) no qual empreendeu há 14 anos, a Tubuna - Cultura Gastronômica
(Bento Gonçalves), o Apino e a Grimpa (Vale dos Vinhedos), ele aplica o conceito que idealizou para pensar e criar gastronomia: Cozinha de Natureza. Inquieto e entusiasta do Movimento Slow Food, ele se utiliza de ingredientes locais e sazonais em menus e preparos, criando um ecossistema positivo junto aos pequenos produtores da região.
Suas formações em Turismo e Gestão de Negócios o possibilita ter uma visão ampla e desempenhar papéis estratégicos dentro dos empreendimentos os quais se envolve, atuando também como chef consultor em outros restaurantes na região.