A UCS Bento vem ampliando a parceria com os servidores do campus e da reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) de Bento Gonçalves. Um grupo de 15 alunos começou, há poucas semanas, a cursar o mestrado em Administração oferecido no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi/UCS).
Essa é a segunda turma formada exclusivamente para servidores que atuam nas unidades do IFRS no município – a primeira, com 22 participantes, começou no ano passado e, agora, os alunos estão em fase de conclusão de curso. Mas essa parceria começou antes mesmo desse período, como lembra a professora Cíntia Paese Giacomello, coordenadora adjunta do mestrado. “Alguns alunos fizeram o mestrado regular oferecido aqui, gostaram do curso e fomentaram para os colegas”, conta.
O curso segue a mesma carga horária e as mesmas linhas de pesquisa da oferta regular, porém, com uma particularidade. “Nós orientamos os alunos para que desenvolvam suas dissertações relacionadas às vivências dentro do Instituto Federal”, explica Cíntia. “Nós temos gente que vem da Psicologia, da Matemática, das Exatas, então, cada aluno escolhe uma aplicação para desenvolver relacionada ao tema do seu trabalho”, continua. Essa também é uma vontade do IFRS. O diretor-geral da instituição, Rodrigo Monteiro, destaca que o curso valoriza a área de atuação dos participantes – técnico-administrativos concursados – e, ao mesmo tempo, proporciona melhoria na gestão tanto do campus quanto da reitoria. “Cada um tem a sua área de atuação, então contribui muito para a formação deles e para os processos de avaliação da nossa instituição. Na medida do possível, pedimos que os trabalhos gerados no mestrado tenham um foco na solução de algumas questões internas de melhorias de processo, de revisitação de algum processo e até de propostas de modificações”, considera Monteiro.
O mestrado de Administração da UCS, vinculado à Capes, se concentra na área de "Estratégia e Inovação", com as linhas de pesquisa em "Estratégia e Operações" e em "Inovação e Competitividade". A primeira estuda as dimensões relacionadas ao desenvolvimento e à implementação de estratégias organizacionais e de sistemas de operações de manufatura e de serviços. A segunda, por sua vez, investiga as dimensões relacionadas à inovação e à competitividade como fontes de crescimento, desenvolvimento e sustentabilidade das organizações.
A duração do curso é de dois anos, totalizando 27 créditos de conteúdo, sendo 12 de disciplinas obrigatórias e quatro em disciplinas obrigatórias dentro da linha de pesquisa. Além desses, há oito créditos em disciplinas eletivas e mais três da dissertação. O mestrado, iniciado em 2006, integra o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UCS, que inclui, ainda, o curso de doutorado desde 2010. O programa tem avaliação 4 da Capes, de um total de 5.
Mín. 15° Máx. 18°