A partir desta sexta-feira (28) e no próximo domingo (30), a região Sul do país deve receber uma nova massa de ar polar que derruba as temperaturas e deve provocar geada forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e na região sul do Paraná. Na região de Bento Gonçalves, o frio deve chegar a incríveis -3ºC, registrando a menor temperatura dos últimos 10 anos. A boa notícia é que não há previsão de chuva.
Deve contribuir para o frio ainda a intensidade dos ventos. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Bento Gonçalves o frio já se intensifica neste sábado, 29. As temperaturas devem ficar entre 2ºC e 12ºC já na madrugada. O frio deverá se repetir até a madrugada de segunda-feira, abrindo o mês de julho com temperaturas negativas.
As temperaturas negativas chegam à Capital do Vinho no domingo, 30 de junho, e na segunda-feira, 1º de julho. Neste sábado, a geada chega com força e os termômetros devem marcar até -3ºC durante a madrugada. As marcas negativas devem seguir até pelo menos às 9h do domingo. Ao longo do dia, as máximas não devem superar os 11ºC.
A geada deve ser ampla, com intensidade de moderada a muito forte, informou a Meteorologia. Além do domingo (30), o fenômeno será de intensidade forte a muito forte na região de Bento Gonçalves na segunda-feira, 1º de julho, quando a temperatura mínima deve chegar a -1ºC. Apesar do frio intenso, a variação de temperatura será grande ao longo do dia, com os termômetros marcando até 16ºC ao longo do dia.
O fenômeno deverá ocorrer nas próximas três madrugadas, sendo que o Inmet não descarta que a geada possa se repetir na terça-feira (2), quando os termômetros ainda devem marcar temperaturas mínimas de até 2ºC.
Mín. 13° Máx. 29°