Diante de tantos transtornos e dificuldades trazidas pelas enchentes, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Bento Gonçalves anuncia que participará do Mutirão "Conciliando, Recomeçamos", organizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4) e Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT 4). O mutirão ocorrerá de 1º a 10 de julho de 2024 e pretende oferecer aos interessados a oportunidade de, através do diálogo, construir, em conjunto, a resolução dos conflitos de forma mais rápida. Após, os acordos realizados serão devidamente homologado pelo Juiz Coordenador do CEJUSC, tendo, em razão disso, força de sentença.
Durante o mutirão, cidadãos e empresas poderão resolver demandas que ainda não foram ajuizadas, incluindo cobrança de dívidas, revisão de contratos, reclamações relativas a compras de mercadorias e a contratação de serviços, revisão de valores de prestações, mensalidades e aluguéis, dificuldade em honrar compromissos financeiros e superendividamento. Também poderão ser abordados temas ligados à família, como: divórcio, guarda e visitação de filhos, pensão alimentícia, cuidado com idosos.
As sessões do mutirão ocorrerão nos CEJUSCs que aderirem ao projeto, que ficam localizados nos Foros das Comarcas.
O CEJUSC de Bento Gonçalves convida toda a comunidade a participar desta importante iniciativa, que visa promover a cultura da paz e a resolução amigável de conflitos, e informa que realizará atendimento aos interessados, preferencialmente, de forma virtual; atendimentos presenciais deverão ser agendados através do WattsApp (54) 999401173 ou e-mail: cejuscbgv@tjrs.jus.br (importante mencionar o assunto: Mutirão "Conciliando, recomeçamos”).
Confira as possibilidades
O que é possível mediar/conciliar?
Durante o mutirão, cidadãos e empresas poderão resolver demandas que ainda não foram ajuizadas, incluindo:
Cobrança de dívidas
Revisão de contratos
Reclamações relativas a compras de mercadorias
Contratação de serviços
Revisão de valores de prestações, mensalidades e aluguéis
Dificuldade em honrar compromissos financeiros e superendividamento
Também serão abordados temas ligados à família, como:
Divórcio
Guarda e visitação de filhos
Pensão alimentícia
Cuidado com idosos
Onde o mutirão será realizado?
As sessões do mutirão ocorrerão nos CEJUSCs, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, localizados nos Foros das Comarcas.
Em Porto Alegre: O atendimento será realizado preferencialmente de forma virtual, com a possibilidade de atendimentos presenciais no Foro Regional do Partenon.
No Interior: As sessões poderão ser virtuais ou presenciais, conforme a disponibilidade dos conciliadores e mediadores em cada unidade.
Quais as vantagens de tentar um acordo?
A conciliação e a mediação oferecem uma resolução de conflitos mais rápida e sem custo, diferente do processo judicial que segue um rito até a sentença.
Conciliação: As partes podem propor alternativas para chegar a um acordo, com auxílio de um conciliador.
Mediação: Um mediador facilita a comunicação entre as partes na busca de uma solução satisfatória.