A Central Única das Favelas (Cufa) que atua nos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Flores da Cunha está divulgando as inscrições para a Taça das Favelas, a maior disputa esportiva mundial entre equipes de favelas do mundo. As inscrições já estão abertas às equipes de todo o Estado e podem ser feitas em site específico (www.tacadasfavelasrs.com.br ) até 5 de julho. No Rio Grande do Sul esta é a segunda edição da competição. Na região da Serra, a Cufa começou suas atividades no mês de março sob a coordenação do escritor e coordenador da CUFA Caxias do Sul Amarildo Rubinei Moreira em parceria com o rapper e escritor Chiquinho Divilas.
Concebida para mobilizar as favelas, periferias e comunidades interessadas, a Taça das Favelas segue com inscrições abertas até 05 de julho buscando a participação de equipes compostas por integrantes com idades de 14 a 17 anos, na categoria masculino, e acima de 15 anos no feminino. As “peneiras” da Taça das Favelas serão realizadas entre julho e agosto. Com final prevista para 21 de setembro, no Estádio do Beira Rio, os vencedores da etapa estadual, cuja partida final será exibida ao vivo pela RBS TV, participam da final nacional, em São Paulo, que também terá exibição ao vivo da Rede Globo.
Em 2023, a Taça das Favelas Rio Grande do Sul mobilizou mais de 6 mil jovens em 25 cidades do Estado, divididos em 541 equipes participantes. Cada um dos municípios recebeu uma etapa local. Ao final destas rodadas, oito regionais definiram as quartas de final e, a partir desta, os finalistas de cada categoria (masculino e feminino), que disputaram o título estadual.
A Taça das Favelas Rio Grande do Sul 2024 é uma realização da CUFA Rio Grande do Sul. Conta com o patrocínio de CEEE Equatorial (@ceeegrupoequatorial), Arbaza Alimentos (@arbazaalimentos) e Silva Atacarejo (@silvaatacarejo). Financiamento do programa Pró-Esporte RS, da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (@esporte_rs), Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG RS), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (@ssp_rs), Governo do Estado do Rio Grande do Sul (@governo_rs). Tem o apoio da RBS TV (@rbstv), Federação Gaúcha de Futebol (@oficialfgf) e SESC RS (@sescrs).