Saúde Saúde
Parceria com rede de farmácias agiliza distribuição de itens de saúde doados
Para receber e distribuir a grande quantidade de doações de remédios e insumos de saúde que chegaram ao Rio Grande do Sul após as enchentes de abri...
25/06/2024 17h51
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

Para receber e distribuir a grande quantidade de doações de remédios e insumos de saúde que chegaram ao Rio Grande do Sul após as enchentes de abril e maio, a Secretaria da Saúde (SES) está contando com o apoio da rede de farmácias São João. Por meio da parceria, parte do Centro de Distribuição e Operações Administrativas da empresa tem sido utilizada para organizar e destinar os itens recebidos de todo o Brasil.

Desde a metade de maio, todos os remédios e insumos da área da saúde são enviados para triagem, armazenamento e encaminhamento a hospitais e prefeituras afetados pelo evento meteorológico. Até o momento, 61,36 milhões de itens já chegaram ao Centro de Distribuição e passaram pelo processo de separação e disponibilização.

“Os medicamentos e insumos ficam no Centro de Distribuição das Farmácias São João, em Gravataí, o que nos permitiu contar com um espaço adequado, higiênico e seguro para o armazenamento”, afirma a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES, Lisiane Wasen Fagundes.

Conforme o diretor do Departamento de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS), Bruno Naundorf, o Estado realizou um trabalho para possibilitar que as doações de itens de saúde chegassem rapidamente ao Rio Grande do Sul. “Buscamos o apoio da indústria farmacêutica nacional, de outros estados e do Ministério da Saúde para que tivéssemos um grande centro de distribuição dos medicamentos recebidos”, explica.

Continua após a publicidade

Do total de itens doados, 55,3 milhões de unidades foram destinadas às farmácias municipais gaúchas, sendo que 14,9 milhões (39%) já foram entregues ou aguardam retirada no Centro de Distribuição. Para os hospitais da rede pública, das 5,9 milhões de unidades recebidas, 4,2 milhões (70,89%) já foram entregues ou estão em processo de entrega.

“O Estado realizou um levantamento dos municípios afetados e buscou intermediar, junto à indústria, apenas a doação de itens necessários. Já atendemos s 81 municípios, entre eles os que tiveram perda de todos os medicamentos da farmácia básica”, conta o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica, Alexandre Morais Neves.

As doações recebidas podem ser solicitadas por hospitais da rede estadual de saúde por meio do sistema ProRS , que permite às instituições cadastrarem os itens necessários. Já as prefeituras devem fazer a solicitação de itens para as farmácias municipais por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica (Deaf).

Continua após a publicidade

Conforme os pedidos são recebidos nos sistemas, funcionários da SES realizam a separação dos itens solicitados, ajustando as quantidades conforme a disponibilidade, e deixam tudo pronto para o envio aos solicitantes. Após a liberação do envio, outros servidores entram em contato com as macrorregionais de saúde, informando as quantidades de caixas ou paletes para que veículos sejam enviados a fim de realizar a retirada.

Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Felipe Borges/Secom