A Regulação Compartilhada de forma Remota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) começa a dar resultados no socorro à população em Bento Gonçalves. Desde a sua implantação total em dezembro, o número de envio de unidades para atendimentos aumentou em cerca de 30%, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde.
Bento foi a primeira cidade do Brasil a ter o serviço de regulação compartilhada do Samu implantado. O tempo do acionamento das ambulâncias na cidade foi acelerado, desafogando o serviço prestado em Porto Alegre e possibilitando um atendimento mais rápido ao cidadão. As chamadas de urgência são realizadas por intermédio do 192 da área de abrangência. Somente no primeiro mês de funcionamento do sistema, os atendimentos da Unidade de Suporte Avançado (com UTI Móvel) aumentaram 30,61% (128), e da Unidade de Suporte Básico 26,82% (208). "Ficamos honrados em ser o primeiro local a realizar este tipo de atendimento e melhorar o serviço prestado à nossa comunidade”, enfatizou o médico responsável, Thyago Anzolin Coser.
A equipe do Samu em Bento Gonçalves conta com 32 profissionais, entre condutores socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. O município tem autonomia para designar a equipe de trabalho da Central Acessória de Regulação Remota – nome da estrutura – tendo todo o suporte e infraestrutura da Central Estadual, em Porto Alegre. O horário de funcionamento na cidade é diariamente das 8h às 24h.
Aplicativo
As chamadas para o SAMU contam com outra novidade: podem ser realizadas pelo aplicativo para smartphones “Chamar 192 – SAMU”, que facilita o acionamento do serviço Móvel, em casos de urgência. O aplicativo está disponível para Android e iOS podendo ser baixado pelo Google Play e App Store. Confira o passo a passo do funcionamento no https://saude.rs.gov.br/aprenda-a-utilizar-o-aplicativo-chamar-192-samu
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