O Esportivo amargou a sua terceira derrota seguida na Divisão de Acesso. Mesmo jogando em casa, o Alviazul perdeu por 3 a 1 para o Passo Fundo na tarde deste domingo, 23 de junho. Se quiser continuar vivo e com chances na competição, o time do agora técnico China Balbino terá que vencer o líder Glória, que ainda não perdeu no campeonato, no jogo que tem atrasado.
O Esportivo entrou em campo querendo espantar a crise que assolou no clube após a derrota de 2 a 1 para o Brasil de Farroupilha no meio de semana. Porém, o Passo Fundo não tomou conhecimento do Alviazul e atuou como se estivesse jogando nos seus domínios. O primeiro gol dos visitantes foi marcado por Wallacer aos 23 minutos.
Não deu tempo nem do Esportivo esboçar uma reação e veio o segundo gol. Rafael Magalhães fez o segundo do Pass Fundo aos 29 minutos. O Alviazu conseguiu descontar no final da primeira etapa, com Maurício e deu esperança para a torcida que no segundo tempo buscaria o empate.
Porém, o Passo Fundo continuou controlando as ações da partida na segunda etapa e fez o terceiro gol aos 35 minutos, com Felipe Passos, fechando o jogo em 3 a 1. Com o resultado, o Passo Fundo isolou-se na segunda colocação com 18 pontos. O Esportivo ainda amarga a sexta colocação, com apenas 10 pontos, três a menos do que o último classificado à próxima fase.
Para a quarta-feira, 26, o Esportivo promove a estreia do técnico China Balbino. Ele terá a dura missão de fazer o time se reencontrar com as vitórias. O jogo será na quarta-feira, 26, às 19h30, no Montanha dos Vinhedos, contra o líder Glória. Depois, o Alviazul vai até Frederico Westphalen, onde terá uma decisão contra o União Frederiquense, no domingo, 30 de junho.