16°C 26°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Bento Snakes: do destaque ao fechamento em quatro anos

Clube de futebol americano do município finalizou suas atividades em 2020 devido à falta de recursos financeiros e de atletas. Confira a trajetória do Bento Snakes:

10/01/2020 às 20h27 Atualizada em 19/02/2020 às 11h14
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Notícias de Bento
Compartilhe:
Kévin Sganzerla
Kévin Sganzerla

No dia 13 de março de 2016, em um confronto diante da tradicional equipe do Santa Cruz Chacais, o Bento Gonçalves Snakes deu o pontapé inicial em sua história no futebol americano gaúcho e brasileiro. Logo de cara, a partida da equipe bento-gonçalvense quebrou o recorde de público no Estado na época, e a atuação do clube surpreendeu aos amantes do esporte. Depois de quatro anos, o Bento Snakes não conseguiu encarar as dificuldades financeiras e a falta de jogadores no elenco, dando por encerradas as atividades no clube. 

Após dois anos de grandes conquistas e campanhas honrosas em competições estaduais e nacionais, se tornando um clube de tradição no Estado, o Bento Snakes se deparou com a expressiva debandada de atletas e dificuldades para angariar recursos financeiros. Em 2019, a equipe disputou somente duas partidas no ano e, devido à falta de atletas, se viu obrigado a desistir de disputar a Copa RS. Sem nenhuma expectativa de retorno, o Bento Gonçalves Snakes decretou o final de suas atividades em 2020. 

2016: o início surpreendente

O Bento Gonçalves Snakes iniciou sua trajetória em competições oficiais no ano de 2016. Sob o comando do Head Coach Gustavo Rech, o clube fez frente à tradicionais equipes do futebol americano gaúcho e protagonizou boas atuações dentro de campo. Logo em seu primeiro jogo oficial, a torcida compareceu em peso no Estádio da Montanha, com 2.200 torcedores no Estádio da Montanha, quebrando o recorde de maior público em um jogo de futebol americano na época. 

Nas quatro linhas, o Snakes demonstrou na prática a sua ambição. Em um confronto bastante equilibrado diante do Santa Cruz Chacais, os bento-gonçalvenses foram superados pelo incomum placar de 2 a 0. Posteriormente, o confronto ficaria marcado como o jogo com o segundo maior público do Campeonato Gaúcho, perdendo apenas para a final no Beira-Rio, em Porto Alegre. O Bento Snakes finalizou sua participação na competição estadual em sétimo lugar, com uma vitória e três derrotas. 

No segundo semestre, o Bento Snakes disputou a Liga Nacional de Futebol Americano, equivalente à segunda divisão brasileira, e a Copa RS. Na Liga Nacional, a equipe bento-gonçalvense terminou em sexto lugar da Conferência Sul, com uma vitória e três derrotas. Já na competição estadual, o Snakes chegou à final do torneio, sendo superado na decisão para o Santa Maria Soldiers, ficando com o vice-campeonato. Durante a Copa RS, o clube conquistou o Vorus Bowl, em vitória sobre o São Leopoldo Mustangs, em Bento Gonçalves. 


Campeonato Gaúcho 2016:

Bento Snakes 0 x 2 Santa Cruz Chacais

Bento Snakes 6 x 43 Santa Maria Soldiers

Bulldogs FA 0 x 31 Bento Snakes

Ijuí Drones 36 x 14 Bento Snakes

Liga Nacional 2016:

Santa Cruz Chacais 37 x 28 Bento Snakes

Bento Snakes 0 x 50 Santa Maria Soldiers

Bento Snakes 22 x 0 Curitiba Lions

Joinville Redlions 51 x 6 Bento Snakes

Copa RS 2016:

Bento Snakes 26 x 0 Santa Maria Soldiers

Bento Snakes 35 x 14 Bulldogs FA

Bento Snakes 19 x 6 São Leopoldo Mustangs

FINAL: Santa Maria Soldiers 43 x 6 Bento Snakes

2017: o auge

No ano seguinte, o Bento Gonçalves Snakes alcançou dois feitos inéditos em sua curta trajetória no esporte. A equipe passou a ser comandada pelo Head Coach Tiago Dallegrave, que ocupou o lugar de Gustavo Rech a partir de 2017. No Campeonato Gaúcho, o Snakes conquistou pela primeira vez a classificação para os playoffs, terminando a fase regular da competição estadual em 5º lugar, com três vitórias e duas derrotas. No Wild Card, o clube foi superado pelo Santa Cruz Chacais. 

Assim como no campeonato estadual, o Bento Snakes também alcançou os playoffs na Liga Nacional pela primeira vez. Na fase regular, a equipe conquistou duas vitórias e sofreu duas derrotas. Nos playoffs, o Snakes foi eliminado pela tradicional equipe do Jaraguá Breakers, em Santa Catarina. 


Campeonato Gaúcho 2017:

Bento Snakes 36 x 0 Carlos Barbosa Ximangos

Bento Snakes 0 x 29 Juventude FA

Bento Snakes 44 x 26 Porto Alegre Pumpkins*

Restinga Redskulls 26 x 29 Bento Snakes

Bulldogs 10 x 28 Bento Snakes

Wild Carld: Santa Cruz Chacais 13 x 3 Bento Snakes

Liga Nacional 2017:

Gaspar Black Hawks 34 x 7 Bento Snakes

Bento Snakes 24 x 23 Porto Alegre Gorillas

São Leopoldo Mustangs 0 x 57 Bento Snakes

Bento Snakes 30 x 15 Criciúma Miners

Playoffs: Jaraguá Breakers 21 x 0 Bento Snakes

Campeonato Gaúcho 2018: 

Bento Snakes 10 x 15 Santa Cruz Chacais

Viamão Raptors 0 x 39 Bento Snakes

Porto Alegre Gorillas 13 x 6 Bento Snakes

2018: reformulação no elenco

Depois das grandes campanhas protagonizadas pelo Bento Snakes em 2017, o elenco da equipe bento-gonçalvense passou por uma reformulação, com saídas de jogadores e entradas de novos atletas no elenco. O clube não conseguiu manter os bons resultados em relação à temporada anterior. No Campeonato Gaúcho, o Bento Snakes foi eliminado na fase regular após ficar em terceiro lugar em seu grupo, com uma vitória e duas derrotas. 

Na BFA 2, antiga Liga Nacional, contando com experientes reforços, o Bento Snakes protagonizou grandes enfrentamentos contra tradicionais equipes do sul do país, mas não conseguiu se classificar para os playoffs. A equipe de Bento Gonçalves conquistou uma vitória e sofreu três derrotas, finalizando sua participação na 3ª colocação do grupo da Conferência Sul. 


BFA 2 2018:

Santa Cruz Chacais 10 x 9 Bento Snakes

Ijuí Drones 52 x 14 Bento Snakes

Bento Snakes 22 x 6 Foz do Iguaçu Black Sharks

Bento Snakes 12 x 25 Curitiba Brown Spiders

2019: dificuldades financeiras e debandada de atletas decretam o fim

O clube esteve atrelado a dificuldades financeiras em 2019 e, sobretudo, sentindo a debandada de atletas do elenco e a falta de reposição no plantel. No Campeonato Gaúcho, o Snakes sofreu a sua pior derrota de sua história e, em dois jogos, sofreu duas derrotas e foi eliminado logo na primeira fase. 

No segundo semestre, o Head Coach Tiago Dallegrave e sua comissão técnica se desligaram do clube. O Bento Snakes optou por não disputar a Liga Nacional e confirmou presença na Copa RS. No entanto, a falta de recursos financeiros e a diminuição significativa no número de atletas em seu elenco obrigaram o clube a desistir da competição. Após a desistência, não houve mais nenhuma projeção para a temporada de 2020, decretando desta forma o encerramento das atividades do clube. 

Campeonato Gaúcho 2019:

Santa Maria Soldiers 74 x 0 Bento Snakes

Bento Snakes 22 x 34 Armada Lions

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários