O Esportivo entra em campo nesta quarta-feira, 19 de junho, pressionado por um bom resultado. Após a derrota para o Glória, em Vacaria, e o adiamento da partida contra a mesma equipe no domingo, 16, o Alviazul viu três equipes se aproximarem perigosamente na zona de classificação. Com isso, o jogo das 20h, no Estádio das Castanheiras, contra o Brasil de Farroupilha, tornou-se decisivo para as pretensões do clube na competição.
O time do técnico Gustavo Papa precisa reencontrar o caminho das vitórias, por isso o clássico contra o Brasil é considerado um jogo de seis pontos. O Esportivo ainda está em quarto lugar com 10 pontos, porém tem o próprio Brasil, o Gaúcho de Passo Fundo e o União Frederiquense, todos com nove pontos. Dependendo da combinação de resultados, o Alviazul pode cair até para a penúltima posição do grupo, ficando apenas a frente do Cruzeiro, de Porto Alegre.
Porém, vendo o copo meio cheio, se vencer a partida, o Alviazul pode acabar a rodada até na terceira colocação, com 13 pontos, e um jogo a menos que os demais adversários, o que daria tranquilidade para os próximos confrontos. Gustavo Papa deve repetir a mesma equipe que venceu o Brasil de Farroupilha, em Bento Gonçalves, por 3 a 1.
Mín. 13° Máx. 20°