Durante a visita do governador Eduardo Leite, um dos pedidos feitos pela Prefeitura de Bento Gonçalves foi a manutenção do equipamento que faz o monitoramento dos deslizamentos no interior do município. A máquina está emprestada, de forma gratuita, ao poder público municipal.
De acordo com o geólogo da Prefeitura de Bento Gonçalves, Lucas Barbosa, o radar geotécnico é muito importante no monitoramento de deslizamentos de terra que vem ocorrendo na região de Faria Lemos, principalmente na Linha Alcântara. Ele destaca que os pontos mais críticos estão abaixo do salão comunitário da Igreja do Rosário e se estende até a ponte sobre o Rio Pedrinho, nas proximidades da Linha Alcântara.
Barbosa explica que o custo para a compra do equipamento é de R$ 7 milhões e o pedido do município é que o Governo do Estado estude a possibilidade de realizar a locação da máquina, que custa em torno de R$ 347 mil por mês. A instalação do equipamento de monitoramento de superfície de talude foi feito na área de Caravaggio, Monte Belo do Sul. Este equipamento, com 3 metros de altura, foi especificamente posicionado para monitorar possíveis deslizamentos de terra em Faria Lemos.
Segundo o geólogo, graças ao trabalho realizado com o equipamento, no final de semana, a Prefeitura de Bento conseguiu garantir a segurança dos moradores e realizar a remoção de pessoas das áreas de risco. "Nós conseguimos observar a movimentação e deformações do solo graças ao radar geotécnico, o que fez com que fechássemos a via no domingo, garantindo a segurança dos motoristas. Semo equipamento não conseguiríamos fazer isso", destacou o geólogo.
O governador Eduardo Leite determinou que sejam destinados recursos da Defesa Civil para garantir que a locação do equipamento seja encaminhada pelo Governo do Estado. A ideia do governador é de que o monitoramento continue e situações mais graves sejam evitadas, pelo menos até que as obras de contenção sejam concluídas.
A Utilidade do Equipamento
O radar geotécnico desempenha um papel crucial na prevenção de desastres geológicos. Ele é projetado para detectar movimentos de terra e deformações no terreno, fornecendo dados em tempo real sobre a estabilidade do solo. Com esses dados, é possível prever deslizamentos e tomar medidas preventivas para evitar acidentes.
Tipos de Monitoramento
Monitoramento de Deformações - O equipamento mede deslocamentos horizontais e verticais no terreno, indicando possíveis movimentos de massa que podem levar a deslizamentos.
Monitoramento de Inclinação - Sensores de inclinação detectam mudanças na inclinação do solo, alertando sobre instabilidades que podem preceder deslizamentos.
Monitoramento de Umidade - O equipamento pode estar equipado com sensores de umidade para medir a quantidade de água no solo, um fator crítico na ocorrência de deslizamentos.
O que diz geólogo sobre o equipamento
Mín. 13° Máx. 20°