O diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens (DAER), Luciano Faustino, esteve em Bento Gonçalves nesta terça-feira, 18 de junho, e falou sobre a volta do funcionamento da balsa entre Bento e São Valentim do Sul e também sobre a construção da nova ponte na localidade de Santa Bárbara. A previsão mais positiva é de que a passagem pelo Rio Taquari volte a acontecer somente no mês de agosto.
De acordo com Luciano Faustino, a balsa começa a ser montada na semana que vem. Ela será trazida em partes por caminhões e a montagem será realizada no lado de São Valentim do Sul. A estimativa inicial é de que ela esteja montada e comece a funcionar no prazo de 30 a 40 dias. Inicialmente, devem ser instalados três módulos, com capacidade para 10 veículos. Essas estruturas devem ser substituídas posteriormente por outra balsa maior. Esse prazo faz com que o tráfego de veículos no local inicie somente no mês de agosto.
A balsa anterior funcionou de janeiro até o dia 2 de maio, quando foi levada pelas águas do Rio Taquari e afundou ao bater na ponte da BR-386, em Lajeado. Não havia pessoas na embarcação, mas carros estavam sobre ela.
O diretor revelou que neste momento o objetivo principal é recuperar a RSC-431. Está sendo realizada a limpeza e a avaliação dos estragos em vários pontos da rodovia. Neste mesmo prazo de 30 a 40 dias, o Daer espera conseguir liberar o tráfego de veículos, com a utilização de apenas um lado da pista em alguns pontos, devido à destruição em grande proporção em alguns trechos.
Empresa que irá construir a nova ponte será conhecida em julho
Segundo Luciano Faustino, as tratativas para a construção da nova ponte de Santa Bárbara seguem num ritmo burocrático e não pode ser acelerado pelo governo estadual. Com isso, será realizada a licitação no próximo dia 26 de junho, fazendo com que a empresa responsável pela obra seja conhecida no mês de julho.
A expectativa do diretor-geral é de que nos primeiros meses de 2025 a nova ponte já possa ser utilizada. A nova ponte terá 319 metros de extensão e será construída em novo traçado, logo ao lado de onde ficava a estrutura que caiu. O custo estimado é de cerca de R$ 31,3 milhões.
Confira o que disse o diretor-geral do Daer
Mín. 14° Máx. 25°