13°C 20°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Um casarão cheio de histórias para contar em Bento Gonçalves

Casa Todeschini é um atrativo imperdível para quem quer conhecer um pouco da cultura italiana na Capital do Vinho.

16/06/2024 às 09h14 Atualizada em 17/06/2024 às 13h36
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Por Emanuelle Ferreira/NB Notícias
Compartilhe:
Casa Todeschini fica na Estrada Buarque de Macedo, 2030, na localidade de São Valentim - Fotos: Divulgação
Casa Todeschini fica na Estrada Buarque de Macedo, 2030, na localidade de São Valentim - Fotos: Divulgação

No coração da Serra Gaúcha, no interior de Bento Gonçalves, encontra-se um tesouro histórico que transcende o tempo: a Casa Todeschini. Construída há mais de 134 anos por imigrantes italianos, na localidade de São Valentim, esta casa de pedra e argila é um símbolo da ancestralidade e da perseverança dos primeiros moradores da região. Até hoje ela é mantida como um berço da cultura italiana, que é repassada diariamente para as futuras gerações. 

A Casa Todeschini é mais do que uma estrutura; é uma cápsula do tempo que abriga as memórias e as histórias de uma comunidade. Ivete Todeschini Menegotto, guardiã deste patrimônio, restaurou o casarão com dedicação, preservando sua estrutura original e as peças que contam as histórias de gerações passadas.

Objetos antigos despertam a curiosidade das crianças e ajudam Ivete Todeschini a repassar a história adiante

 

Ao adentrar a casa, os visitantes são transportados para uma época onde a simplicidade e a força do trabalho manual eram a essência da vida. Cada tijolo, cada pedra e cada peça de madeira contam uma história de luta e esperança. A casa, que já foi lar para muitos, inclusive para aqueles que buscavam refúgio e um novo começo, continua sendo um ponto de encontro para a comunidade. Por ali ocorrem os tradicionais Filós Italianos, são recebidas crianças de diferentes escolas e também os turistas e pessoas da comunidade bento-gonçalvense.

Uma das curiosidades que você encontra no pátio da Casa Todeschini é um capitel feito diretamente no tronco de uma árvore. Trata-se de uma pereira centenária, que tornou-se o abrigo seguro do Sagrado Coração de Maria. A obra religiosa, cultuada pela natureza, é um dos exemplos de resiliência do espaço, que cultiva as riquezas deixadas por seus antepassados.

Capitel no tronco de uma árvore é uma das belas imagens que são encontradas no local

 

A produção de vinhos e sucos da Casa Todeschini pode ser pequena, mas é rica em sabor e história. Cada gota carrega consigo o legado dos parreirais centenários e a paixão pela terra. E não é apenas o vinho que faz dessa casa um local especial; é também o calor humano e a hospitalidade que Ivete Todeschini oferece a todos que cruzam seu caminho.

Elementos que foram originalmente da casa, permanecem intactos, como os tijolos de barro, que fizeram a primeira estrutura da casa, a pedra, assentos e ladrilhos, além do assoalho de madeira, que trazem todo um aconchego ao local. Com mais de três andares, a Casa Todeschini também possui eletrodomésticos e um quarto no qual, Ivete garante que houve inspiração no Quarto de Vincent Van Gogh, pintor holandês.

Ivete Todeschini é a guardiã do casarão que é atração na localidade de São Valentim

 

A Casa Todeschini não é apenas um marco histórico; é um convite para conhecer as raízes culturais de Bento Gonçalves. É um chamado para preservar e celebrar a história viva que ainda pulsa em suas paredes. Para aqueles interessados em vivenciar essa jornada pelo passado, as visitações à Casa Todeschini podem ser agendadas pelo telefone (54) 99128-2833. Localizada na Estrada Buarque de Macedo, 2030 (Estrada da Uva e do Vinho), este casarão histórico espera por você para compartilhar suas histórias e criar novas memórias.

Venha descobrir a Casa Todeschini e deixe-se encantar pela história que ela tem para contar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários