13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Operação contra facção prendeu 19 pessoas em Bento Gonçalves

Todos foram recolhidos à penitenciária. Além das prisões, vários veículos de luxo foram apreendidos.

15/06/2024 às 10h55 Atualizada em 16/06/2024 às 21h04
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Todos os presos na operação foi recolhidos ao presídio - Foto: Susepe/Divulgação
Todos os presos na operação foi recolhidos ao presídio - Foto: Susepe/Divulgação

A Operação Constas Abertas, que atacou diretamente as lideranças da facção Os Aberto em Bento Gonçalves, prendeu 19 pessoas na Capital do Vinho. Este foi o saldo dos cumprimentos de mandados de prisão, busca e apreensão realizados na cidade ao longo da sexta-feira, 14 de junho. Todos foram recolhidos à Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves (PENEBG).

A operação contou com a coordenação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS). Cerca de 400 agentes cumpriram as ordens judiciais, incluindo cerca de 50 mandados de busca, em Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, São Valentim do Sul, Guaporé e Barros Cassal, além de outros em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. De todas as prisões realizadas, 19 foram feitas em Bento Gonçalves, considerada a cidade base da facção criminosa. Muitos dos presos são considerados lideranças e com poder de decisão no esquema criminoso.

Somente a 2ª Delegacia de Polícia ficou responsável pelo cumprimento de 10 mandados de prisão preventiva de acusados de envolvimento com a facção. Na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), foram realizados 8 autos de prisão em flagrante, com 9 pessoas presas e um menor apreendido.  Entre os presos estão pessoas que eram utilizadas no esquema de lavagem de dinheiro da facção, bem como responsáveis pela contaabilidade do esquema criminoso. 

Pelo menos cinco imóveis foram sequestrados pela justiça, além de 25 veículos apreendidos. Em Bento Gonçalves, veículos avaliados em mais de R$ 350 mil foram apreendidos, como modelos Toyota Hilux SW4. Eles foram levados para Porto Alegre e ficarão à disposição para serem utilizados pelos órgãos de segurança como viaturas discretas.

Veículos apreendidos em Bento Gonçalves foram levados para Porto Alegre - Foto: NB Notícias

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
FranciscoHá 5 meses Bento Gonçalves - RSTá e os nomes ?? Nada. Acho importante a sociedade saber.
Mostrar mais comentários