Comprar vegetais em conserva é muito prático. Eles duram por mais tempo e já estão temperadinhos, prontos para comer. Mas nem sempre as marcas do mercado agradam ao paladar de todos em casa, além de terem mais conservantes do que se você fizesse a sua conserva de legumes caseira. Veja como é fácil.
Dicas para fazer conservas
Para começar o papo sobre conservas, lembre-se sobre a importância de esterilizar o recipiente da conserva. Deve ser um pote de vidro com uma tampa que fique bem fechada.
Para isso, lave bem os recipientes, depois coloque-os em uma panela com água e deixe levantar fervura. Depois seque com álcool e um pano limpo ou deixe secar sozinho em um ambiente longe de insetos.
Você pode escolher diversos legumes para usar na mesma conserva ou fazer uma para cada variedade. Para extrair o melhor sabor, alguns vegetais pedem cortes específicos.
No caso da cebola, deve ser cortada em rodelas. Para conserva de pepino ele pode ser em rodelas ou tiras, e as vagens e cenouras são de livre escolha. Beterrabas normalmente são em rodelas e alguns vegetais menores, como as pimentas, vão inteiros.
Deve-se então cozinhar os legumes para amolecerem um pouco, ficando al-dente. Escorra e organize nos potes. Depois que se completa com a mistura de temperos, é só manter bem fechado e consumir após 24 horas, no mínimo.
1. Conserva de legumes mistos
Agora que você já conhece os segredos de uma boa conserva, experimente fazer a sua em casa. Separe os potes, os vegetais e mãos à obra:
Ingredientes
Pepino japonês: 2 unidades médias;
Couve-flor: 1 unidade pequena;
Cenoura: 2 unidades médias;
Cebolas mini: 15 unidades;
Alho: 6 dentes médios;
Batatinhas mini: 10 unidades;
Pimentão vermelho: 1 unidade média;
Pimentão amarelo: 1 unidade média;
Vinagre: 1 vidro;
Sal: 1 + ½ colher (chá);
Açúcar: 1 + ½ colher (chá);
Ervas e condimentos naturais: a gosto.
Modo de preparo
Leve para cozinhar ao vapor as batatas com casca, cenouras, cebolas descascadas e couve-flor. Quando estiverem cozidas, mas ainda firmes, escorra;
Corte os pepinos e os pimentões e pedaços menores e descasque os dentes de alho;
Corte as cenouras em fatias menores, a couve-flor também. Cebolas, alhos e batatas ficam inteiros;
Comece a organizar os vegetais dentro de cada pote, colocando de forma organizada até a metade, em camadas, para ficar bonito e apetitoso;
Coloque um pouco das ervas e condimentos. Preencha com mais vegetais, mais tempero, o sal e o açúcar e depois complete com o vinagre até cobrir;
Tampe, chacoalhe um pouco e leve os vidros para ferver em uma panela com água. Quando levantar fervura, deixe por 30 segundos e desligue;
Guarde em local seco ao abrigo da luz e deixe descansar por 8 dias para que pegue bem o sabor;
Se quiser, depois de fechar e chacoalhar o vidro, abra de novo e coloque uma camada fina de azeite de oliva extravirgem para preservar melhor e dar um sabor extra. Nesse caso, não chacoalhe o vidro.
2. Cenoura e vagem
Essa conserva, é feita com vagem e cenoura, ficando bem colorida e cheia de sabor. Para fazer o tempero, vai precisar de vinagre de álcool, água, açúcar e sal. Se quiser, pode colocar algumas bolinhas de pimenta preta para dar mais um toque de sabor. Veja no vídeo como fazer:
3. Conserva de beterraba com cebola
Outra ótima opção entre as receitas de conserva de legumes é a de beterraba com cebola que fica com um sabor espetacular, meio docinho, meio salgado e meio picante. Veja essa receita do Receitas de Minuto.
Ingredientes
Beterraba em pedaços: 2 xícaras;
Água: ½ xícara;
Vinagre branco: ½ xícara;
Açúcar: ½ xícara;
Sal: 1 colher (chá);
Pimenta-do-reino: ½ colher (chá).
Modo de preparo
Corte os talos, lave bem as beterrabas e descasque. Cozinhe até ficarem bem macias com água o suficiente para cobri-las;
Deixe esfriar bem e fatie em pequenos pedaços. Coloque em um pote de vidro limpo e com tampa;
Em uma panela coloque o vinagre, açúcar, água, sal e pimenta, mexa em fogo médio até diluir todo o açúcar e, quando começar a ferver, desligue;
Coloque ainda quente sobre as beterrabas, mexa com cuidado para envolver tudo, espere esfriar e leve para a geladeira;
Mantenha sempre o pote bem fechado e na geladeira ela vai durar até 8 semanas.
4. Batata bolinha
Na primeira receita as batatas bolinha já foram usadas, então veja essa sugestão do Receita de Vovó para fazer uma versão somente com batatinhas bem temperadas.
Ingredientes
Batatas bolinha bem lavadas: 2 quilos;
Azeite extravirgem: 400 ml;
Vinagre branco: 200 ml;
Alho picado grosseiramente: 8 dentes;
Sal: a gosto;
Pimenta calabresa seca: 3 colheres (sopa);
Água: para cozinhar as batatas.
Modo de preparo
Coloque as batatas limpas e inteiras para cozinhar cobertas com água até ficarem macias, mas firmes;
Escorra-as e coloque-as em vidros de conserva. Adicione os demais ingredientes para preencher o vidro e tampe, deixando fechado por pelo menos 5 dias antes de consumir.
Mín. 15° Máx. 18°