A cidade de Bento Gonçalves foi acordada por uma operação do Ministério Público nesta sexta-feira, 14 de junho. Desde às 6h, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Gaecp/MPRS) realiza a Operação Contas Abertas contra um grupo criminoso gaúcho envolvido com lavagem de dinheiro, tráfico de armas e drogas. Além de Bento, a operação ocorre ainda nas cidades de Carlos Barbosa, São Valentim do Sul, Guaporé e Barros Cassal, além de outros municípios dos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
São cumpridos 24 mandados de prisão e cerca de 50 de busca e apreensão. Um dos locais em que a operação esteve foi a Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves (PENEBG). Foi feita uma revista geral nas celas onde estão os detentos. A Operação Contas Abertas é coordenada pelo Gaeco Serra e conta com cerca de 400 agentes do MPRS, Polícia Civil, Brigada Militar e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Os detalhes da operação e do material apreendido serão divulgados a partir das 10h, na sede do Ministério Público, em Bento Gonçalves. Sabe-se, informalmente que várias armas, munições e drogas foram apreendidas durante o cumprimento dos mandados.
Confira imagens da operação
Mín. 14° Máx. 25°