13°C 20°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Comunidade é convidada a conhecer a evolução de Bento Gonçalves

Exposição Bento Gonçalves em Preto e Branco está durante todo o mês de junho no Museu do Imigrante.

13/06/2024 às 10h35 Atualizada em 14/06/2024 às 17h04
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Comunidade é convidada a conhecer a evolução de Bento Gonçalves

A comunidade de Bento Gonçalves tem uma grande oportunidade  de conhecer um pouco da evolução da Capital do Vinho em imagens. Durante todo o mês de junho, acontece a segunda mostra da exposição “Bento Gonçalves em Preto e Branco”, que está no Museu do Imigrante, localizado na Avenida Herny Hugo Dreher, no bairro Planalto. Esta exposição reúne 35 imagens que retratam a evolução histórica, social e cultural da cidade.

A coleção apresenta uma Bento Gonçalves em constante transformação, documentando desde seus processos históricos até suas expansões urbanas. Através dessas imagens, os espectadores são convidados a construir e rememorar as memórias da cidade, identificando locais e pessoas retratadas. Esta interatividade colaborativa fortalece os laços de identidade da comunidade e proporciona uma pluralidade de leituras sobre a cidade.

Deise Formolo, museóloga do Museu do Imigrante, destaca a importância reflexiva da exposição: “Convidamos o público a refletir sobre as mudanças na cidade, com a construção de novos prédios, a presença de saberes históricos e contemporâneos e como as escolhas de preservação realizadas ao longo dos anos em Bento Gonçalves impactam e evocam diferentes sentimentos e leituras do espaço social local.”

A mostra foi inaugurada em janeiro de 2023, no Piazza Salton, tendo como base um acervo de fotografias doado por Melissa Maioli ao Museu do Imigrante. As fotografias foram tiradas por seu pai, Nilso Maioli, e estavam armazenadas em negativos de vidro, passando por um meticuloso processo de higienização e digitalização para a exposição. Dentre as 150 fotografias, 35 foram selecionadas para compor esta mostra, destacando os processos históricos, sociais e culturais da cidade.

A exposição também inclui itens históricos, como exemplares únicos de chaveiros relacionados às vinícolas locais, uma 'matraca' – instrumento musical e sinalizador usado para convidar a comunidade às celebrações religiosas na Sexta-Feira Santa – e itens artesanais feitos de dressa pelos oficineiros do Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos. Estes artefatos dialogam com as imagens e ajudam a compreender a convivência de outros tempos.

A segunda mostra da exposição “Bento Gonçalves em Preto e Branco” promete ser uma oportunidade única para os moradores e visitantes da cidade mergulharem na história e na cultura local, reforçando o sentido de identidade e pertencimento da comunidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Débora Há 5 meses Bento Gonçalves RSOlá, horário das exposições, sabem informar?
ALEXANDRE RODRIGUES DE OLIVEIRAHá 5 meses Bento GonçalvesAté quando vai e qual horário?
Mostrar mais comentários