As ruas de Bento Gonçalves se enchem de devoção e celebração nesta quinta-feira, 13 de junho, quando a cidade homenageia seu padroeiro, Santo Antônio. Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, é um dos santos mais venerados no Brasil e em diversas partes do mundo. Em Bento Gonçalves, a devoção a este santo é particularmente especial, pois ele é o padroeiro da cidade. Mas de onde surgiu essa relação e como ele se tornou padroeiro de Bento Gonçalves? Vamos descobrir.
A relação de Santo Antônio com Bento Gonçalves remonta aos primeiros colonizadores italianos que chegaram à região da Serra Gaúcha no final do século XIX. Esses imigrantes trouxeram consigo sua profunda fé católica e a devoção a diversos santos, entre eles, Santo Antônio. A construção da primeira capela dedicada a Santo Antônio foi um marco na consolidação da comunidade católica na cidade. A Paróquia Santo Antônio foi criada em 1884, na então Colônia Dona Isabel, que hoje atende o Santuário, no centro da cidade, e outras 25 comunidades nos bairros e no interior do município.
Em 1934, quando comemorou o 50º aniversário da Paróquia Santo Antônio, a comunidade recebeu o decreto de elevação da igreja matriz para Santuário Diocesano de Santo Antônio. No dia 31 de dezembro de 2019, foi celebrado o Jubileu de 85 anos do Santuário.
Fé e devoção devem marcar o feriado em Bento Gonçalves
A festa de Santo Antônio chega a sua 146ª edição nesta quinta-feira, 13. Para às 6h está programada a alvorada festiva, com o toque dos sinos do Santuário. As Missas serão celebradas às 7h, 8h30min, 10h, 15h e 18h. Às 15h, a Missa será campal e presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, seguida de procissão com o Padroeiro pelas ruas centrais da cidade. Às 18h, a Missa em ação de graças também marcará a apresentação dos casais festeiros de 2025.
No pátio do Santuário Santo Antônio, equipes estarão distribuindo os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio. Ao todo, 30 padarias e supermercados da cidade farão a doação dos 48 mil pãezinhos que estarão à disposição dos fiéis. Além disso, os frades franciscanos estarão à disposição para bênçãos individuais e confissões.
Trânsito da 146ª Festa de Santo Antônio
Na noite da quarta-feira, 12 de junho, às 19h, serão bloqueadas as duas faixas da direita da Rua Marechal Deodoro, desde a esquina com a Rua Júlio de Castilhos até a frente do Santuário Santo Antônio, onde será montado o palco para a Missa campal, das 15h, e procissão no dia 13. As faixas da esquerda e o acesso à Rua Assis Brasil estarão liberados. O acesso local dos moradores e clientes do Shopping Bento está assegurado antes e após a celebração, com término previsto para às 17h do dia 13.
A partir das 14h, bloqueio total das ruas Júlio de Castilhos/Ramiro Barcelos, Marechal Deodoro/Saldanha Marinho e Dr. Antunes/Barão do Rio Branco, para realização da Missa campal das 15h e posteriormente a procissão. Durante a Missa solene, o acesso será somente em casos de emergência. A liberação completa da via está prevista para às 22h do dia 13 de junho, quinta-feira.