Morreu a criança que contraiu meningite meningocócica em Bento Gonçalves. Ela tinha 2 anos e 10 meses e foi sepultada na tarde desta terça-feira, 11 de maio, no Cemitério Municipal Central. Não foi divulgado o tipo de meningite contraída pela criança.
A criança foi identificada como sendo Maria Cecília dos Santos Medeiros. Ela iria fazer 3 anos no próximo dia 7 de agosto e foi vítima de um caso de meningite aguda. Assim que foi confirmado o diagnóstico, o Hospital Tacchini enviou um comunicado para a Secretaria Municipal de Saúde.
A menina estudava na Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Íris da Alegria, no bairro Vila Nova II. Diante do diagnóstico, as crianças que ficavam juntamente com Maria Cecília, serão submetidas a um tratamento preventivo com um antibiótico chamado Rifimpicina (xarope) durante dois dias. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, não será necessário interromper as atividades na escola, bem como os demais alunos não precisarão realizar o tratamento preventivo.
A meningite é um processo inflamatório que pode ser causado por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos, entre outros) e os agentes não infecciosos (traumatismo). Pessoas não vacinadas de qualquer idade são vulneráveis, mas no Brasil a meningite é mais frequente entre crianças com até 5 anos.
Mín. 14° Máx. 25°