No próximo sábado (15/6), o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) abrirá das 8h às 12h para receber doadores que fizerem o agendamento. Ao todo, 120 vagas foram abertas e ainda há horários disponíveis. A ação faz parte da programação do Junho Vermelho, que faz alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6).
As doações entre 11 e 14 de junho poderão ser realizadaspor ordem de chegada ao hemocentro ou com agendamento prévio. Em junho, os estoques estão baixando e são necessários todos os tipos de sangue, ao contrário do que ocorreu em maio, durante as enchentes no Rio Grande do Sul, quando os estoques estiveram em patamares elevados devido ao aumento de 29%das doações, em comparação com a média dos últimos cinco anos.
Este ano, a campanha do Junho Vermelho tem como objetivo incentivar a doação de sangue voluntária e altruísta através do convite a doadores de várias gerações para que continuem realizando esse gesto de solidariedade, cidadania e responsabilidade social.
Com o slogan Para sempre doador – de geração em geração, a campanha é um convite para que pessoas de todas as idades se envolvam e ajudem a manter vivo esse compromisso com a vida, a partir da experiência de doar e da satisfação de poder participar.
Como parte da programação, na sexta-feira (14/6), às 12h, o Hemorgs disponibilizará um totem para fotos de recordação em homenagem ao Dia do Doador. Às 14h, haverá uma apresentação da Banda de Música da Ajudância Geral da Brigada Militar.
O Hemocentro também conta com apoio de grupos de doadores durante toda a semana e a parceria de instituições e empresas. Um exemplo é o aplicativo 99 Pop que, durante todo o mês de junho, dará um desconto de até 50% para as corridas de para o Hemocentro, tanto na ida quanto na volta. O Hemorgs está localizado na avenida Bento Gonçalves, em Porto Alegre.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom
Mín. 13° Máx. 29°