Um caso suspeito de meningite meningocócica foi registrado em uma escola infantil de Bento Gonçalves nesta terça-feira, 11 de junho. A situação foi comunicada pelo Hospital Tacchini à Secretaria Municipal de Saúde e as providências de prevenção já foram tomadas.
De acordo com alguns pais que comunicaram o fato ao NB Notícias, a situação ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Íris da Alegria, no bairro Vila Nova II, em Bento Gonçalves. O hospital comunicou que um caso suspeito de meningococcemia foi registrado envolvendo uma criança da escola. Imediatamente, foi emitido um comunicado para os pais dos alunos que ocupam a mesma sala da criança com a enfermidade.
As crianças que ficavam juntamente com a criança com a suspeita da doença, serão submetidas a um tratamento preventivo com um antibiótico chamado Rifimpicina (xarope) durante dois dias. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, não será necessário interromper as atividades na escola, bem como os demais alunos não precisarão realizar o tratamento preventivo.
A meningite é um processo inflamatório que pode ser causado por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos, entre outros) e os agentes não infecciosos (traumatismo). A imunização contra a doença está disponível em todas as unidades de saúde.