A cidade de Caxias do Sul será sede de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A informação é do ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, e foi confirmada na manhã desta segunda-feira, 10 de junho, pelo ministro da Educação, Camilo Santana. No entanto, o ministro não divulgou quais cursos serão oferecidos na Serra, nem a data de implantação do campus.
A demanda por uma universidade federal em Caxias do Sul já é antiga e recentemente ganhou força através da mobilização de líderes regionais. O campus deve oferecer seis cursos para 2.800 estudantes. Para isso, serão contratados 388 servidores para atuar na unidade. As localidades foram definidas tendo como finalidade a ampliação da oferta de vagas em regiões com baixa cobertura de matrículas públicas na educação superior. Estudos de viabilidade técnica realizados confirmam que a Universidade Federal da Serra Gaúcha pode começar suas operações já no próximo ano.
Suspensão de novos cursos EAD
O Ministério da Educação (MEC) suspendeu a criação de novos cursos de graduação a distância, bem como criação de novas vagas e polos EAD (Ensino a Distância), até 10 de março de 2025. A medida foi divulgada por meio da portaria 528, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, na sexta-feira, 7, e assinada pelo ministro Camilo Santana (PT).
O MEC faz uma revisão do marco regulatório da educação a distância, o que irá prever novos referenciais de qualidade para oferta de graduação remotas. O prazo para esse trabalho é 31 de dezembro de 2024.