Foi assinado, nesta quinta-feira (6/6), o convênio entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), e o Hospital Regional das Missões, em Santo Ângelo, visando adquirir um equipamento de ressonância magnética. O investimento será de R$ 5 milhões para a instalação do aparelho que permite assistência de diagnóstico por imagem com tecnologia de ponta.
Localizada na 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, a instituição atende a 24 municípios da região das Missões Jesuíticas e da Fronteira Oeste. Conforme previsto no plano de trabalho, o dispositivo vai possibilitar a melhoria no atendimento, qualificando o serviço de diagnóstico para uma população de 300 mil habitantes.
No ato de assinatura do convênio, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou que mesmo durante a calamidade a pasta continua exercendo os projetos prioritários de governo. “Esse momento nos dá energia e mostra que nosso trabalho tem de ter sentido para a população. Sabemos que esse equipamento é muito importante para diagnósticos e reconhecemos o empenho da equipe do hospital em fazer a diferença na vida das pessoas”, disse.
O diretor da Assessoria de Gestão e Planejamento (Ageplan), Péricles Nunes, lembrou que o programa Avançar Mais na Saúde, pelo qual o convênio foi desenvolvido, tem olhar bem preciso para as necessidades do Estado. “O governo tem se dedicado à Atenção Básica. Seguiremos firmes nos projetos estratégicos”, afirmou.
O prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, em participação on-line, agradeceu o trabalho da equipe e o empenho do hospital. “É um momento difícil para o Rio Grande do Sul, mas também de esperança, pois poderemos atender melhor a comunidade missioneira”, ressaltou.
A provedora da Associação de Caridade de Santo Ângelo, Isabel Cristina Santos Câmera, compartilhou o sentimento de gratidão pela conquista do equipamento. “É muito especial proporcionar a realização de exames de imagem no hospital regional, algo que já era muito esperado por aqui”, ressaltou.
O Hospital Regional das Missões tem 182 leitos, dos quais 146 são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição é referência no atendimento à saúde para os seguintes municípios:
Texto: Ascom SES
Edição: Secom
Mín. 13° Máx. 29°