13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Primeira tenda de campanha da parceria entre Secretaria da Saúde e Sesi é inaugurada em Porto Alegre

Foi inaugurada, nesta quarta-feira (5/6), a primeira tenda de campanha para atendimentos de saúde, localizada no bairro Humaitá, em Porto Alegre. A...

05/06/2024 às 18h51
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
Compartilhe:
Espaço já entrou em funcionamento e está aberto das 8h às 17h
Espaço já entrou em funcionamento e está aberto das 8h às 17h

Foi inaugurada, nesta quarta-feira (5/6), a primeira tenda de campanha para atendimentos de saúde, localizada no bairro Humaitá, em Porto Alegre. A estrutura é resultado da parceria entre a Secretaria da Saúde (SES) e o Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi/RS), em termo de cooperação firmado no final de maio. O evento contou com a presença da secretária-adjunta da Saúde, Ana Costa.

A tenda já entrou em funcionamento e está aberta das 8h às 17h. De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps), Marilise Fraga, que também esteve no Humaitá, a ideia é fornecer a estrutura para que os profissionais possam atuar nos locais onde as unidades de saúde foram afetadas.

Dessa forma, o Sesi fara o empréstimo da estrutura para que as demandas de saúde possam ser atendidas nos locais enquanto não é possível retomar os espaços danificados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em coletiva de imprensa com o governador Eduardo Leite nesta semana, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, destacou que as estruturas são aguardadas com muita ansiedade no interior do Estado e que serão a oportunidade viável enquanto a reconstrução dos espaços atingidos não se efetiva. “São alternativas para manter o atendimento na Atenção Primária”, explicou.

O termo de cooperação do programa Sesi ao Seu Lado para a saúde prevê a disponibilização de:

  • 24 unidades móveis de saúde para os municípios de Canoas, Eldorado do Sul, Guaíba, Montenegro, Porto Alegre, São Jerônimo, São Leopoldo e Sinimbu;
  • 80 tendas, sendo 40 instalações duplas, divididas em uma parte clínica e uma parte psicossocial. As tendas estão sendo ofertadas às cidades de Canoas, Cruzeiro do Sul, Eldorado do Sul, Estrela, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, São Jerônimo, São José do Norte, Sarandi e Venâncio Aires, e serão instaladas conforme acordado com cada município.

Texto: Ascom SES
Edição: Felipe Borges/Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários