Enquanto o grupo de jogadores do Esportivo treina intensamente na pré-temporada para estar alinhado às valências exigidas pela principal competição do Estado, a diretoria alviazul trabalha para deixar o gramado do estádio Montanha dos Vinhedos à altura da elite do futebol gaúcho. O campo, que se encontrava em condições precárias, devido à temporada 2019 do Esportivo e aos jogos da Copa Internacional Ipiranga Sub-20, está recebendo diversas melhorias para o Gauchão 2020.
A pré-temporada do clube está servindo, também, para a manutenção do campo que receberá as partidas válidas pelo campeonato estadual. Nos últimos dias, o gramado passou por reformas estruturais para estar de acordo com o nível requisitado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). A empresa contratada pelo clube realizou algumas etapas técnicas que são as mesmas adotadas nos maiores clubes do Brasil e da Europa, inclusive com o uso dos mesmos equipamentos.
Dentre as reformas promovidas, destaque para a remoção do excesso de colchão de grama – pois, quando excessivo, acaba deixando o jogo bastante lento e atrapalhando a rolagem da bola; a aeração e descompactação do solo – melhorando a drenagem superficial do campo, especialmente no escoamento de água em dias de chuvas pesadas; o nivelamento com areia, para preencher os orifícios no gramado e corrigir os buracos feitos durante a temporada de jogos; e a adubação, visando fortalecer as raízes e folhas da grama ao aumentar a resistência ao pisoteio durante o campeonato.
A estreia do Montanha dos Vinhedos no Gauchão 2020 está prevista para o dia 26 de janeiro, diante do Aimoré. Antes, o Esportivo inicia o retorno à elite gaúcha contra o São José, em Porto Alegre, no dia 23., no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre. O estádio alviazul deve receber, no mínimo, cinco jogos durante a fase de grupos do campeonato.
Mín. 16° Máx. 26°