Agricultura Enchentes no RS
Dados da Emater apontam grande prejuízo na agricultura e pecuária
Chuvas, inundações e enchentes prejudicaram 48.674 produtores, grande parte de milho e soja em 206 mil propriedades rurais.
05/06/2024 13h27
Por: Marcelo Dargelio

As chuvas extremas desde o final de abril causaram danos por inundações e deslizamentos por todo o estado. Foram 9.158 localidades atingidas no Rio Grande do Sul durante o período de chuvas intensas. Atualmente, dos 497 municípios gaúchos, 78 estão em estado de calamidade pública incluindo a capital Porto Alegre, enquanto 340 estão em emergência. As perdas continuam sendo significativas, inclusive na agricultura e pecuária. 

Os dados constam de relatório da Emater/RS que aponta que a maior perda na produção primária ocorreu com a soja, com a destruição de 2,71 milhões de toneladas de grãos. Chuvas, inundações e enchentes prejudicaram 48.674 produtores, grande parte de milho e soja em 206 mil propriedades rurais. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Ronaldo Santini, o levantamento vai fazer com que o Governo do Estado tenha o real conhecimento das necessidades dos municípios. “A partir desse levantamento de perdas, vamos conseguir agir com ainda mais precisão e celeridade na estruturação de ações e políticas públicas para auxílio aos agricultores familiares e recomposição de nossas áreas produtivas”, afirmou o secretário.

No meio rural, 19.190 famílias tiveram perdas relativas às estruturas das propriedades, como casas, armazéns, estufas e aviários. A sobrevivência e acolhimento das famílias atingidas foram priorizadas pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar em todas as regiões do Estado. Além disso, a instituição tem trabalhado no levantamento das perdas sociais, agropecuárias e de infraestrutura que podem auxiliar na construção de políticas públicas.

As dificuldades logísticas para escoar a produção remanescente e a incerteza sobre a demanda provocaram a redução da oferta, mas não houve interrupção total, situação que permitiu uma menor elevação dos preços na Ceasa/RS. A intensidade das chuvas danificou a estrutura foliar tenra das olerícolas folhosas como alfaces, rúculas e radiches e dos temperos, também houve prejuízos em relação à qualidade e à aparência das verduras.

Continua após a publicidade

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NA NEWSLETTER DO NB PARA RECEBER MAIS NOTÍCIAS

Já a pecuária registra mais de 3 mil criadores gaúchos afetados e o número de aves chegou à mais de um milhão de mortos. O relatório também prevê o impacto direto na produção de leite e de carne nos próximos meses, devido aos campos de pastagem terem sido prejudicados. Nem todas as regiões foram afetadas de maneira geral. Em algumas, os danos na pecuária foram muito expressivos, como nos vales dos rios Taquari, Caí, Pardo e Paranhana, bem como na região da Quarta Colônia da Imigração Italiana na Encosta da Serra.