Após um mês de tensão e incertezas, os motoristas que deixaram seus carros estacionados no Aeroporto Internacional Salgado Filho finalmente começaram a retirar seus veículos. O processo, que teve início na manhã desta terça-feira (4), deve se estender ao longo das próximas semanas. A boa notícia é que a diminuição do nível da água em toda a área do aeroporto permitiu a saída dos automóveis.
Para garantir maior fluidez na movimentação e evitar aglomerações, a Estapar, empresa responsável pela administração do estacionamento, criou um esquema de retirada escalonada. Nos dias pares, os carros com número final de placa par podem ser retirados, enquanto nos dias ímpares, é a vez dos veículos com número final de placa ímpar.
Mais de dois mil veículos foram deixados nos cinco pontos disponíveis do estacionamento. Muitos deles estavam em vagas térreas e, infelizmente, foram totalmente inundados. O cenário foi ainda mais crítico nos estacionamentos abertos, onde a água atingiu níveis alarmantes.
Os motoristas que deixaram seus veículos nos andares superiores dos edifícios-garagem também enfrentam dificuldades. Claudio Ferri, cujo carro estava no quarto andar do estacionamento, encontrou seu veículo intacto, mas com um problema: a bateria descarregada. A ausência de energia elétrica no local torna o desafio ainda maior.
Estapar Não Irá Ressarcir Proprietários
No dia 28 de maio, a Estapar enviou um e-mail aos clientes informando que não irá ressarcir os proprietários dos carros estacionados no Aeroporto Salgado Filho e nos estacionamentos do entorno administrados pela empresa. A justificativa é que a inundação foi um evento sem precedentes, cujos efeitos não poderiam ser evitados. A decisão também se aplica aos estacionamentos da empresa em outras regiões, como o da Avenida Severo Dullius, próximo ao Pepsi On Stage.
Nesta terça-feira, 4 de junho, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul ajuizou uma Ação Civil Pública contra a Estapar. A empresa havia comunicado aos clientes e à imprensa que, de acordo com a legislação brasileira vigente, não existe responsabilidade da companhia para o ocorrido.
Saiba como retirar seu veículo do aeroporto
Horário
A retirada pode ser feita de segunda a sábado, entre 8h30min e 17h
Como chegar
O acesso aos estacionamentos é feito pela saída do aeroporto. Os motoristas precisam utilizar a contramão para chegar até o ponto onde o carro foi deixado
O que levar
É preciso apresentar documento pessoal, documento do carro e o bilhete do estacionamento. Caso o motorista não tenha o papel, será possível registrar a reserva pelo sistema. A empresa não fará nenhum tipo de cobrança.
Quem pode retirar
A retirada deve ser feita pelo proprietário. Uma outra pessoa também pode vir pegar o carro, desde que com a devida autorização do dono do carro expressa em um documento
Mín. 14° Máx. 25°