Em meio às adversidades causadas pelas fortes chuvas que têm assolado o estado do Rio Grande do Sul, um grupo de voluntários da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) – Unidade Bento Gonçalves, mostra que a solidariedade pode florescer mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras. Entre os voluntários estão pessoas acometidas pelo câncer, que, apesar de suas próprias lutas, dedicam-se a ajudar aqueles que foram drasticamente afetados pelos recentes deslizamentos e alagamentos.
Mais de 20 toneladas de mantimentos foram enviadas para a Aapecan de Bento Gonçalves, provenientes de Ubá e São Sebastião da Vargem Alegre, em Minas Gerais. Essa generosa doação percorreu mais de 1600 quilômetros, trazendo não apenas suprimentos essenciais como água, roupas, calçados, cobertores, travesseiros, colchões, alimentos, produtos de higiene e limpeza, e até ração para animais, mas também esperança e conforto para as vítimas das enchentes.
O elo para essa corrente do bem foi Edson Luiz Pereira, um policial militar aposentado do Rio de Janeiro que agora reside em Bento Gonçalves. A mobilização para a arrecadação foi iniciada por Eduardo Almeida, um amigo de Edson que trabalha na prefeitura de São Sebastião da Vargem Alegre. Sensibilizado pela situação no Rio Grande do Sul, Eduardo organizou uma grande campanha de doações para auxiliar os gaúchos em necessidade.
Loading...
Tatiele Stormoscki, coordenadora da Aapecan Bento, explica que os donativos recebidos pela Aapecan não só beneficiarão os usuários da associação em Bento Gonçalves, muitos dos quais também foram afetados pelas chuvas, mas uma parte será ainda enviada para outras unidades da associação em Lajeado e Porto Alegre, onde as sedes sofreram danos estruturais devido ao mau tempo.
Um gesto que ressaltou o caráter emocional dessa ajuda foi a doação de um livro infantil da "Branca de Neve", que veio acompanhado de um bilhete de uma criança, dizendo: "Muito importante para mim quando tinha 4 anos. Quero que seja muito importante para você também!" Este pequeno presente simboliza a profunda conexão humana e o apoio que transcende as dificuldades materiais.
O Impacto do Voluntariado
Entre os voluntários está Luciane Marta Rockenbach, uma usuária da Aapecan de Bento Gonçalves, que expressou sua gratidão pela oportunidade de ajudar: “É incrível poder realizar um trabalho assim, principalmente ajudar quem precisa nessas horas. Foram mais de uma semana e meia de organizações e é muito bom saber que as doações vão ser destinadas às pessoas que mais precisam neste momento”.
Daniela Sgorla, assessora de comunicação da Aapecan, reflete sobre a importância dessas doações: “Receber toneladas de doações que enfrentaram tantos quilômetros para chegar até aqui é prova do coração enorme das pessoas e que quando nos unimos, conseguimos fazer uma diferença enorme para aqueles que necessitam”.
Este esforço coletivo da Aapecan e de seus voluntários, incluindo aqueles que enfrentam suas próprias batalhas contra o câncer, é um lembrete poderoso da resiliência e compaixão que definem as comunidades em tempos de crise. Com cada doação e cada hora dedicada ao voluntariado, Bento Gonçalves demonstra a força de seu espírito comunitário em enfrentar e superar adversidades juntos.