O domingo, 26 de maio, começou muito triste nas cidades de Muçum e de Ciríaco. Um dos voluntários que estava ajudando na limpeza da cidade acabou morrendo após sofrer um acidente de carro. Ele permaneceu 19 dias internado na UTI do hospital em Lajeado e morreu na noite deste sábado, 25 de maio.
A vítima fatal era o engenheiro agrônomo Adroaldo Gabana, de 38 anos, morador da cidade de Ciríaco. Ele deixou seu município e seguiu com um grupo de amigos para ajudar as vítimas das enchentes na cidade de Muçum. Após um dia inteiro de limpeza no dia 7 de maio, eles se preparavam para voltar à Ciríaco, quando Gabana acabou caindo da caçamba da caminhonete e bateu a cabeça, ficando desacordado.
Ele foi atendido rapidamente e foi levado de helicóptero para o Hospital Bruno Born, em Lajeado, onde ficou internado na UTI em estado grave. A situação era considerada gravíssima e na noite deste sábado, 25, a família optou pelo desligamento dos aparelhos que mantinham Gabana vivo. Os familiares também autorizaram a doação dos órgãos do engenheiro.
Adroaldo Gabana deixa a esposa Jocenia Propodoski e a filha Bianca, de sete anos. Na última conversa com a esposa, antes do acidente, ele ainda pediu que ela comprase fardos de água para trazer para as vítimas da enchente em Muçum no dia seguinte.
Mín. 14° Máx. 25°