14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Site de viagens indica 100 lugares para viajar no Brasil

Levantamento do Guia Viajar Melhor sugere lugares nas cinco regiões do Brasil, entre praias, chapadas, vales, grutas, cidades históricas e centros ...

23/05/2024 às 14h23
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Foto: Guia Viajar Melhor
Foto: Guia Viajar Melhor

O site de viagens brasileiro Guia Viajar Melhor fez um levantamento indicando 100 lugares para visitar no Brasil. A publicação recomendou destinos que vale a pena conhecer ao menos uma vez. São lugares diversos, de Norte a Sul do país, entre praias paradisíacas, parques nacionais, cidades históricas, grandes centros urbanos, monumentos, vales e ilhas. 

A publicação também destacou a diversidade dos destinos turísticos encontrados no Brasil, considerado o quinto maior do mundo em território. Em seus estados ainda é possível encontrar biomas raros no mundo como o cerrado, a caatinga, o Pantanal e diferentes outros cenários que garantem experiências distintas aos visitantes.

Espalhados pelas cinco regiões do país, os 100 lugares recomendados pelo Guia Viajar Melhor têm em comum as belezas que, segundo o site, vão das paisagens deslumbrantes ao charme das cidades brasileiras. 

No Sudeste, por exemplo, a publicação destaca o Instituto Inhotim como um destino imperdível em Minas Gerais. Considerado o maior museu de arte a céu aberto do mundo, o local é uma das opções dos turistas que gostam de destinos cheios de obras de arte e natureza.  

Já no Norte, o guia de viagens indica 13 destinos, sendo 11 deles focados no ecoturismo, entre arquipélagos fluviais, praias de águas doces, ilhas, florestas, rios, cachoeiras e vilarejos ribeirinhos. 

O litoral é o grande destaque da Região Nordeste, segundo a publicação, com 22 lugares para conhecer à beira-mar, incluindo praias e ilhas paradisíacas, além de piscinas naturais encontradas em diferentes regiões.

As águas cristalinas dos rios e lagoas de Bonito (MS) e Cáceres (MT) e as cachoeiras refrescantes de Pirenópolis (GO) são apontadas pelo Guia Viajar Melhor como diferenciais do Centro-Oeste brasileiro. 

Enquanto o Sul tem as opções de destinos mais diversas, que vão de cidades famosas, como Gramado (RS) e Morretes (PR), a praias paradisíacas, como a Guarda do Embaú (SC), e cenários únicos, como os Cânions de Cambará do Sul (RS).

Tendências de viagem para 2024

O Nordeste é a região com mais lugares indicados pelo Guia Viajar Melhor para conhecer no Brasil. No total, a lista traz 30 destinos nordestinos, entre praias, parques naturais e cidades, como Salvador, Recife, Aracaju, Fortaleza, Natal, São Luís e João Pessoa. 

De acordo com uma pesquisa recente do Ministério do Turismo, Salvador é o destino que os brasileiros mais têm interesse em visitar em 2024. O levantamento ainda revelou que a maioria dos viajantes planeja visitar o Nordeste (48%), justamente porque a região tem a atração preferida deles: sol e praia (59%). 

Nesse sentido, o Guia Viajar Melhor indica destinos como Fernando de Noronha e Porto de Galinhas, em Pernambuco, Morro de São Paulo, na Bahia, Costa do Conde, na Paraíba, Jericoacoara, no Ceará, e a Praia do Patacho, em Alagoas, além de outros lugares para visitar na região. 

Lugares para conhecer no Brasil

A pesquisa do Ministério do Turismo também revelou que 27% dos viajantes buscam destinos de natureza e ecoturismo. Para eles, o Guia Viajar Melhor ressalta que não faltam lugares para conhecer nas cinco regiões brasileiras. O Nordeste, por exemplo, surpreende os amantes do ecoturismo com as chapadas Diamantina (BA) e das Mesas (MA), além da Serra da Capivara (PI), de São Desidério (BA) e dos Cânions do Xingó (SE).

Na Região Sul, o site indica a Serra do Rio do Rastro (SC) e os Cânions de Cambará do Sul RS). O Centro-Oeste, segundo a publicação, tem como principais destinos para quem procura contato com a natureza as chapadas dos Veadeiros (GO) e dos Guimarães (MT), o Pantanal (MT e MS), a Serra do Roncador (MT) e os parques nacionais Terra Ronca (GO) e das Emas (GO).

Já no Sudeste, o guia de viagens recomenda o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (SP), que é um dos maiores complexos de cavernas do mundo, o Parque Nacional da Tijuca (RJ), Parque Nacional do Caparaó (MG), Parque Nacional Serra dos Órgãos (RJ) e o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG). O Jalapão (TO) e o Monte Roraima (RR) são as principais indicações para ecoturismo na região Norte, segundo o Guia Viajar Melhor.

Plataformas de viagens

Após um período de recessão durante a pandemia, as plataformas de viagens se transformaram em catalisadores importantes na comercialização de cidades e produtos turísticos. Em um relatório divulgado no último ano, empresas digitais do setor chegaram a movimentar US$ 18 bilhões em 2022, após o fim das medidas de isolamento gerados pela pandemia. 

São diferentes soluções que auxiliam na divulgação de destinos e na venda de produtos da indústria de viagens. Turistas têm utilizado cada vez mais esses tipos de serviços, como a cozycozy para comparar preços de hotéis, guias de viagens para se informar e planejar roteiros, além das redes sociais servirem como inspiração na hora de procurar um destino para conhecer.

Segundo uma publicação feita pelo Ministério do Turismo, as redes sociais já são a principal fonte de informação para quem deseja viajar. A matéria divulgou um estudo inédito que revela que, para 47% dos entrevistados, as redes sociais aparecem como a fonte mais relevante na busca de informações sobre destinos.

O levantamento “Tendências de Turismo”, divulgados pelo Ministério do Turismo, mostra que 56% dos entrevistados da pesquisa admitiram preferir comprar passagem e hospedagem de forma separada, por conta própria. Com isso, os sites de viagens e plataformas que abordam o tema se tornaram fundamentais para os turistas que buscam dicas de lugares para conhecer no Brasil e no exterior.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários