A equipe de trabalho do Jardim Zoológico da Universidade de Caxias do Sul devolveu, recentemente, três espécies de animais à natureza. Os animais estavam em tratamento junto ao Instituto Hospitalar Veterinário, voltando ao seu habitat natural a partir da recuperação.
De acordo com o responsável técnico pelo Zoológico da UCS, o professor e médico veterinário Gabriel Fiamenghi, os animais chegaram ao zoo em fevereiro deste ano, órfãos ou vítimas de traumas. Ao todo, dois quatis (Nasua nasua), três tucanos-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) e quatro gambás-de-orelhas-brancas (Didelphis albiventris) foram acolhidos e receberam tratamento no instituto hospitalar.
Fiamenghi explica que ao serem atendidos, os animais passam por um protocolo de avaliação das condições de saúde, da necessidade e tipo de tratamento, além de todos os cuidados compatíveis com a faixa-etária de cada animal. À medida em que progridem no tratamento, as espécies são isoladas – em um local correspondente aos seus habitats – com o mínimo de intervenção humana possível, para que mantenham sua natureza selvagem e possam ser libertados em segurança.
O responsável técnico do Jardim Zoológico ressalta a importância da preservação da natureza e da educação ambiental em todas as fases da vida. Ele alerta para espécies que já foram extintas pela ação indevida do ser humano e destaca a finitude dos recursos naturais, aumentando ainda mais a necessidade do respeito à biodiversidade.