A ajuda tem pressa, por isso, ela está vindo com a velocidade de um stock car ao Rio Grande do Sul. Neste final de semana, a Federação Varejista do RS esteve em Cascavel, no Paraná, para participar da arrecadação de donativos mobilizada nacionalmente pela entidade e pela Stock Car Pro Series através do “Movimento pelo RS”.
O presidente da Federação, Ivonei Pioner, e o vice, Marcos Carbone, acompanharam a intensa movimentação que tomou conta do Autódromo Internacional de Cascavel para o descarregamento dos mais diversos itens às vítimas das enchentes no Estado. Somente na prova desse fim de semana, duas carretas de donativos foram arrecadados para anteder as quase 670 mil pessoas que se encontram desalojadas ou desabrigadas em decorrência da mais adversa crise climática no RS. “A palavra que temos é gratidão a toda Stock Car e à população paranaense e do país. Obrigado por abraçar o Rio Grande. Vocês estão sendo essenciais para reconstruir a vida das pessoas, para reconstruir o nosso Estado para voltarmos a ser o que ele sempre foi. Essa atitude de solidariedade traz um outro alento: ajuda a recuperar nosso orgulho e devolve a dignidade ao nosso povo”, disse Pioner.
A campanha, no entanto, não foi apenas uma entrega de donativos – as entregas vieram acompanhadas de mensagem de apoio e de resiliência ao povo gaúcho. “Isso demonstra mais do que uma preocupação com o outro, tem um carinho especial envolvido, uma empatia muito grande que traz muita esperança nessa luta de reconstrução que teremos”, contou Carbone.
A mobilização em torno das vítimas gaúchas contou com a participação dos próprios pilotos. Nomes como os tricampeões Daniel Serra e Ricardo Maurício e Gaetano Di Mauro, vencedor da etapa anterior do campeonato, disputada em Interlagos, foram para a principal avenida de Cascavel, a Avenida Brasil, para incentivar as doações. Os pilotos gaúchos Lucas Kohl e Gabriel Rob também estiveram nas ruas, assim como outros da categoria de acesso Stock Series.
Pioner lembrou, ainda, que parte da campanha está empenhada em arrecadar recursos para ajudar a economia do Estado – veja abaixo como participar. O “Movimento pelo RS” surge também para amparar os pequenos comércios, muitos totalmente devastados pelas cheias de rios, e para continuar movendo os estabelecimentos que funcionam para compra de materiais e para que empregos e renda das pessoas sejam mantidos. “Precisamos todos nos dar as mãos e seguir. Com a ajuda de todos brasileiros, vamos reerguer o Rio Grande do Sul”, aposta Pioner.
O “Movimento pelo RS” permanecerá ativo até o final da temporada e, além da Stock Car e da Stock Series, envolve as categorias BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA, Turismo Nacional, TCR South America e TCR Brasil, promovidas e organizadas pela promotora da Stock Car Pro Series, a Vicar.
Como ajudar
Neste momento em que 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes, com mais de 580 mil pessoas desalojadas e mais de 76 mil desabrigadas, conforme a Defesa Civil do Estado, toda ajuda é necessária. Para quem quer fazer parte dessa corrente solidária, pessoas físicas e jurídicas podem fazer suas doações em dinheiro através do PIX doe@movimentopelors.com.br. A Stock Car e demais categorias também postarão em suas mídias e sites outras formas de apoio nas próximas etapas das corridas.
A meta inicial do projeto é arrecadar R$ 2 milhões em fundos que serão prontamente encaminhados para entidades de auxílio espalhadas por todo o Rio Grande do Sul. Tudo pode ser acompanhado por meio do portal Movimento pelo RS.