Nos últimos dois anos, o Bento Gonçalves Snakes viu o seu rendimento decair consideravelmente nas competições, sobretudo por conta da debandada de atletas no elenco. Em 2019, as dificuldades dentro e fora de campo chegaram ao ápice, fazendo com que o clube desistisse de disputar a Copa RS no segundo semestre. Sem nenhuma movimentação por parte da diretoria e atletas que haviam permanecido na equipe, e devido à falta de jogadores e de recursos financeiros, o Snakes deverá fechar as portas em 2020.
Neste ano, o Bento Gonçalves Snakes atuou em apenas dois jogos, ambos pelo Campeonato Gaúcho. Com duas derrotas, a equipe bento-gonçalvense foi eliminada da competição ainda na fase regular. No segundo semestre, o clube havia anunciado que não iria disputar a Liga Nacional, competição na qual participou desde que começou a atuar em campeonatos oficiais. Como alternativa, o Snakes confirmou presença na Copa RS, porém, após a saída da comissão técnica e de vários atletas do elenco, o clube se viu obrigado a desistir da competição estadual.
Ao longo do segundo semestre houve uma debandada de atletas do elenco do Bento Snakes, sobretudo após a saída do Head Coach Tiago Dallegrave e de sua comissão técnica, que fundaram um clube na cidade vizinha, o Farroupilha Saints. O Quarterback da equipe bento-gonçalvense, Maurício Vaz, assumiu a função, no entanto, a perda de diversos atletas do elenco inviabilizaram os treinamentos e, consequentemente, a participação do Bento Snakes na Copa RS. De acordo com atletas que permaneceram no elenco após a desistência do clube não houve mais nenhuma movimentação ou projeção para o próximo ano por parte da direção.
Um início surpreendente a um 2019 letárgico
Em 2016, no primeiro confronto oficial do Bento Gonçalves Snakes, válido pelo Campeonato Gaúcho, a equipe protagonizou uma atuação surpreendente. Dentro de campo, o clube fez frente ao tradicional Santa Cruz Chacais, perdendo pelo imprevisível e incomum placar de 2 a 0. Fora dos gramados, o torcedor também fez história. O público do primeiro jogo do Bento Snakes foi o segundo maior da competição estadual, perdendo apenas para a partida da final, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Naquele mesmo ano, a equipe comandada por Gustavo Rech disputou a Liga Nacional, equivalente à segunda divisão do futebol americano brasileiro, e chegou à final da Copa RS, sagrando-se vice-campeão da competição estadual. No ano seguinte, o Snakes alcançou duas classificações inéditas aos playoffs, pelo Campeonato Gaúcho e pela Liga Nacional.
Em 2018, com um elenco renovado, a equipe não conseguiu manter os mesmos resultados dentro de campo. Apesar disso, conquistou três vitórias em sete jogos disputados, somando confrontos pelo campeonato estadual e pela Liga Nacional. Já em 2019, o clube disputou somente o Campeonato Gaúcho, sofrendo derrotas para o Santa Maria Soldiers pelo elástico placar de 74 a 0 e para o Armada Lions por 34 a 22. Além dos resultados negativos, o Bento Snakes disputou somente duas partidas durante todo o ano e não entrou em campo no segundo semestre, desta forma, afastando os adeptos do futebol americano do Estádio da Montanha.
Mín. 16° Máx. 26°