O Colonial de Futebol de Campo de 2019 definiu os campeões da competição no domingo, dia 15, na comunidade da Linha Paulina, com a realização dos jogos de volta das finais. O Ipiranga da Paulina fez jus ao ótimo desempenho durante o campeonato e levou o título da competição nas categorias Livre e Veteranos diante de seu torcedor.
Livre:
Na categoria Livre, em reedição da final do ano passado, o Ipiranga da Paulina derrotou novamente o Cruzeirinho no jogo de volta e ficou com o título. No primeiro confronto, a equipe da Paulina havia derrotado a equipe do Vale dos Vinhedos pelo placar de 3 a 0. Na segunda partida decisiva, os donos da casa venceram pelo placar de 2 a 0, com gols de Fronza, de pênalti, e Zaccaron, decretando a conquista do bicampeonato do Ipiranga da Paulina no Colonial.
No Livre, Douglas Schenatto, do São Pedro, foi o artilheiro da categoria com cinco gols. Os campeões tiveram a defesa menos vazada, enquanto que o 8 da Graciema ficou com o prêmio de equipe mais disciplinada do Colonial.
Veteranos:
Nos Veteranos, após um 0 a 0 no jogo de ida, Ipiranga da Paulina e Tuiuty entraram em campo em busca do título da primeira edição da categoria no Colonial. No confronto decisivo, Leandro Bauce, da Paulina, fez a diferença e anotou um hat-trick na vitória dos donos da casa pelo placar de 3 a 0, ficando com o título da competição.
Com os três gols na final, Leandro igualou o número de gols de Flávio, do Tuiuty, ambos com oito gols, na artilharia do campeonato. A Paulina teve a defesa menos vazada, enquanto que o Tuiuty foi a equipe mais disciplinada do Colonial.
Mín. 16° Máx. 26°