Meio Ambiente Meio ambiente
Governo do Estado atualiza situação das barragens no RS
Barragens 14 de Julho e de São Miguel, em Bento Gonçalves, seguem em estado de alerta neste sábado, 18 de maio.
18/05/2024 14h13 Atualizada há 6 meses
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
-

O governo do Estado monitora, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a situação das barragens no Rio Grande do Sul. Mesmo com a diminuição das chuvas, duas barragens de Bento Gonçalves continuam em estado de alerta. O cuidado segue com as barragens 14 de Julho e de São Miguel.

Dados parciais, divulgados neste sábado (18/5), apontam a redução de duas para somente uma estrutura em Nível de Emergência. A Barragem Santa Lúcia, em Putinga, passou para o Nível de Atenção, após terem sido adotadas as medidas de segurança.

Conforme comunicado da Aneel, foram realizadas, na sexta-feira (17/5), Inspeções de Segurança Especiais (ISE) nas barragens Divisa e Blang das Usinas Hidrelétricas Bugres, em Canela. Os resultados permitiram a alteração do Nível de Atenção para a situação de normalidade dessas barragens.

Em relação à Barragem Assentamento PE Tupi, em Taquari, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), responsável pela estrutura da barragem, realizou nova atualização e considerou a alteração para o Nível de Atenção.

Continua após a publicidade

Barragens monitoradas pela Aneel

Nível de Emergência- Risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas:

Nível de Alerta- Quando as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança:

Nível de Atenção- Quando as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo:

Continua após a publicidade

Barragens monitoradas pela Sema

Nível de Emergência:

Nível de Alerta:

Nível de Atenção:

Texto: Ascom Sema
Edição: Secom RS