Uma das preocupações é como deixar meu cachorro sozinho em casa? O medo de que ele se sinta mal ou que fique latindo e incomodando os vizinhos é grande, não é mesmo?
Porém, com medidas simples, é possível treiná-lo para que fique confortável. Se você tem dúvidas de como fazer isso, continue a leitura para conferir algumas dicas!
1. Deixe distrações para o seu pet
Um cachorro sozinho em casa sem distrações fica ansioso pela volta do seu dono. Porém, se o animal estiver distraído com alguma outra atividade, ele não vê o tempo passar e se dedica a ela. Há diversas formas de entretê-lo, como:
- deixar um sachê de carne;
- colocar seus brinquedos a mostra;
- criar desafios para o pet em casa para ele brincar;
- apostar em brinquedos interativos;
- espalhar petiscos pela casa.
2. Separe os brinquedos dele
Um dos motivos pelos quais o pet fica estressado é a ansiedade da separação. Ele não quer ficar longe do seu dono e começa a latir, como uma forma de trazê-lo de volta e manifestar o seu estresse.
Fazer com que ele brinque durante esse período é uma maneira de diminuir essa agitação e deixá-lo calmo. Por isso, é importante deixar os brinquedos e acessórios à disposição quando for sair.
Isso também evita que o cão tenha o hábito de destruir objetos pessoais e a casa, já que direcionará suas energias para as brincadeiras.
3. Cuidado com as recepções e despedidas
Seu pet precisa entender que recepções e despedidas são momentos comuns da rotina. Para que isso aconteça, você precisa tratar a situação como se fosse algo normal. Por isso, não faça despedidas afetuosas e nem aceite “festinha” ao chegar.
Essas atitudes tornam o hábito de chegar e sair como algo especial, reforçando o comportamento ansioso: ele vai querer que você chegue logo para mimá-lo.
4. Treine o seu cão para ficar sozinho
Há algumas práticas que auxiliam o cão a se acostumar a ficar sozinho. Uma delas é sair e ficar razoavelmente próximo ao local para que possa ouvir seus latidos.
Faça isso por 5 minutos e retorne. Depois vá aumentando o tempo gradualmente (10 minutos, 15 minutos e assim por diante). Assim ele compreenderá que não importa o tempo, você sempre voltará.
5. Deixe seu cão relaxado antes de sair
Uma outra forma de diminuir o estresse é cansando o seu cachorro. Por exemplo, se você sai para trabalhar às 8h da manhã, que tal levá-lo para passear às 7h? Assim ele tenderá a descansar quando retornar, sem tanta energia para ficar estressado durante a sua ausência.
6. Deixe um objeto com seu cheiro para ele
A última dica para diminuir a ansiedade de separação, principalmente para os filhotes, é deixar um objeto com o seu cheiro pela casa. Assim, ele sentirá como se você estivesse perto, ficando mais tranquilo.
Coloque uma camiseta usada próximo à cama dele. O intuito é que ele sinta o cheiro e fique mais relaxado.
Deixar o cachorro sozinho em casa muitas vezes é necessário para seguir a sua rotina tranquilamente. Mas é preciso lembrar da necessidade de separar um tempinho na sua agenda para brincar e fazer companhia para o seu melhor amigo, certo?
Mas as vezes é também importante levá-lo com você, até mesmo para brincar e ter uma aproximação maior com ele.
Mín. 13° Máx. 29°