Na manhã deste domingo, 12 de maio, um deslizamento de terra na Vila Maestra, em Caxias do Sul, resultou na morte trágica de Luciano Henrique Santos Lacava, de 49 anos. O incidente ocorreu por volta das 7h na Usina de Asfalto e no Britador operados pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e pela Secretaria Municipal de Obras, destruindo completamente o pavilhão.
Luciano Lacava, que era funcionário da empresa desde 2004, chegou cedo ao trabalho para iniciar as operações da usina, em um gesto que o prefeito de Caxias, Adiló Didomenino, descreveu como uma "demonstração de boa vontade e de esforço". O prefeito expressou profundo pesar pela perda do servidor público, destacando sua dedicação e comprometimento.
Além de Lacava, havia outra pessoa no local no momento do desastre. Felipe Drum da Silva, vigilante da empresa terceirizada EPAVI, também foi afetado pelo deslizamento e encaminhado para atendimento médico, embora seu estado de saúde não tenha sido divulgado até o momento.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foram rapidamente mobilizadas e atenderam a ocorrência, que se soma a uma série de eventos trágicos na cidade decorrentes das recentes chuvas intensas.
Com a morte de Lacava, o número de óbitos em Caxias do Sul relacionados às chuvas aumentou para oito, além de uma idosa que ainda está desaparecida. A comunidade local e as autoridades continuam em alerta máximo, enquanto buscam maneiras de prevenir futuros incidentes e garantir a segurança dos trabalhadores e residentes em áreas de risco.
Mín. 14° Máx. 25°