17°C 24°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Moradores de Bento poderão realizar o saque calamidade nos próximos dias

Prefeitura de Bento Gonçalves informou que já enviou a documentação necessária, que está em análise no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

11/05/2024 às 13h20
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Moradores de Bento poderão realizar o saque calamidade nos próximos dias

Os moradores de Bento Gonçalves poderão realizar o saque calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nos próximos dias. Isso porque a Prefeitura Municipal já encaminhou a documentação para análise da Caixa Federal e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo da conta.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Bento Gonçalves, o poder público já decretou estado de calamidade pública ou situação de emergência que garante o acesso ao benefício. Além disso, encaminhou nesta semana a documentação ao banco e aprovação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Com isso, é aguardada a habilitação da cidade para que o recurso seja liberado para a população.

Na região, os moradores de Santa Tereza, Farroupilha e São Marcos que foram afetados pela chuva deste início de maio já podem solicitar o saque calamidade do FGTS. Foram as três primeiras cidades habilitadas pelo Ministério da Integração. Por um novo decreto de maio, a Caixa também informa que não existe mais a necessidade do intervalo de 12 meses entre dois saques. 

Tire as dúvidas sobre o saque calamidade: 

O que é o saque calamidade FGTS e qual o prazo para solicitação?

É a modalidade de saque prevista na Lei nº 8036/90 em face da urgência e gravidade decorrente de desastre natural que atingiu a residência do trabalhador de forma parcial ou total. A solicitação de saque deve ser realizada em até 90 dias da publicação da portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do Governo Federal que reconheceu a Situação de Emergência ou o Estado de Calamidade Pública no município.

Qual valor pode ser resgatado?

O valor do saque será equivalente ao saldo existente na conta vinculada, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220.

Quem tem direito ao saque?

Somente o trabalhador que teve residência danificada/destruída pelo desastre natural, desde que possua saldo em conta vinculada de FGTS, e apresente comprovante de residência em seu nome da moradia que teve dano.

Como solicitar o saque?

A solicitação do saque calamidade para as cidades já habilitadas pode ser feita pelo aplicativo FGTS, opção Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência bancária.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários