Pouco se fala sobre o assunto, mas as mulheres sempre estiveram profundamente associadas ao mundo dos vinhos. E a participação feminina nesse segmento só cresce.
No geral as mulheres relatam a preferencia pelo branco ou rosé como tipos de vinho, os mais frutados. Mas isso é muito relativo, os vinhos de uma forma geral tendem a fazer sucesso junto ao público feminino, em parte porque a uva é de fácil identificação no rótulo do vinho.
Novos eventos em torno do vinho envolvendo a participação da mulher estão ajudando a derrubar ideias e clichês antigos em torno das mulheres e sua relação com o vinho. Os tempos mudaram e, se você pensa que sabia muito sobre a relação da mulher com o vinho, esqueça todas as crenças antigas e comece de novo. Uma pesquisa conduzida pela equipe da organização do Feminalise, elencou uma série de clichês e mitos sobre as mulheres e o vinho.
Vamos a alguns deles:
Mulheres bebem mais vinhos brancos e doces?
Na verdade, elas bebem majoritariamente vinhos tintos (aprox. 70%).
Homens compram mais vinho do que mulheres?
Mulheres compram mais vinhos do que homens, na média mundial.
Elas não sabem comprar vinhos direito?
As mulheres têm mais habilidade para escolher vinhos que combinam com a comida.
Vinhos produzidos por mulheres são vinhos para mulheres
Não existem vinhos para mulheres ou para homens. O que existe são estilos de vinhos que agradam mais a uns do que a outros, independentemente do sexo.
Mulheres não se aventuram muito na compra de vinhos
Mulheres arriscam bem mais do que os homens na hora de comprar vinhos que elas nunca experimentaram.
As mulheres estão se tornando também ótimas líderes nessa indústria. Anos atrás, os produtores de vinho, em geral, sugeriam que suas filhas se envolvessem com as vendas ou à recepção de clientes na vinícola, enquanto seus filhos seguiam os passos dos pais, especializando-se em enologia e trabalhando na produção da bebida. Porém, as mulheres de hoje em dia já romperam esses estereótipos e conquistaram posição de destaque na indústria do vinho, seja como enólogas, sommelières e até mesmo como masters of wine.
O segmento do vinho é ainda mais masculino do que feminino, mas vem crescendo exponencialmente o número de mulheres envolvidas com o mundo do vinho, desde a produção à sommelière.
Na Itália as mulheres são bem representadas pela Associação Nacional “Le Donne del Vino” fundada em 1988. O objetivo da associação é divulgar a cultura e o conhecimento do vinho com a formação e a valorização do papel da mulher no setor vitivinícola.
Em Bento Gonçalves temos a Sommelière Deisi da Costa que ganhou o prêmio ABS-RS 2019 melhor Sommelier do RS. A Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS/RS) tem sua sede em Bento Gonçalves, no coração do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, junto ao Condomínio Vitivinícola Spa do Vinho.
O principal objetivo da Associação está na formação de profissionais para as áreas do vinho e gastronomia, assim como promover conhecimento, arte, ciência e reunir amigos do vinho em todas as suas atividades.
Mín. 15° Máx. 18°